Microsoft-Excel-Logo

Durante a sua participação no Aspen Ideas Festival, o CEO da Microsoft, Satya Nadella, afirmou que o Excel é o melhor produto de consumo criado pela gigante de Redmond. “Pense em um mundo sem o Excel. Isso é simplesmente impossível para mim”, disse o executivo.

 

De onde vem o Excel?

04-MS-Excel-4-0-Office-4-0_large

Em 1982, quando a Microsoft comercializou a sua primeira ferramenta de folha de cálculo, ela não era o Excel, mas sim o Multiplan, que foi mais popular em sistemas CP/M. Mas quando o MS-DOS se popularizou, este foi derrotado pelo Lotus 1-2-3 da IBM, uma ferramenta simplesmente impressionante para a época.

A Microsoft não se deu por vencida, e a primeira versão do Excel 1.0 chegou para o Mac em 1985. A primeira versão Windows 2.0 levou dois anos para chegar (1987), e como outros aplicativos da Microsoft, se apoiou no sistema operacional para virar o jogo, trazendo o software de folha de cálculo pré-instalado.

A IBM dormiu no ponto, e adiou o lançamento do Lotus 1-2-3 para Windows. O Excel o superou e até hoje é a folha de cálculo mais utilizada do mercado. A versão atual para Windows é a 16.0, e está no pacote Office 2016, no Office 365 e na base para as edições móveis e online publicadas pela Microsoft, representando uma mudança na controversa estratégia do passado, e se apoiando na ideia de levar os seus softwares para qualquer plataforma, inclusive em plataformas da concorrência.

Existem alternativas livres e gratuitas no mercado, como por exemplo o LibreOffice, que é bom o suficiente para a maioria dos usuários. Mas não resta dúvidas que o Office é o pacote de produtividade de referência no mercado, o software estrela da Microsoft, e que entrega valiosas receitas para a empresa. O Excel tem boa parte da responsabilidade desse sucesso.

Via Business Insider