650_1000_satya-nadella2

Os rumores estavam corretos. A Microsoft acaba de confirmar que Satya Nadella é o seu novo CEO, sucedendo Steve Ballmer no cargo.

As especulações sobre a promoção de Nadella na Microsoft se tornaram mais fortes na semana passada (clique aqui para ler), e agora, temos a confirmação oficial. O executivo era responsável pelas divisões Cloud e Empresarial da Microsoft, e vai assumir o comando de uma empresa que enfrenta uma importante reestruturação.

Além disso, Bill Gates, co-fundador da Microsoft, deixa o posto da presidência do conselho da empresa, e passa a ser um consultor tecnológico.

Nadella, de 46 anos de idade, trabalha na Microsoft desde 1992, vindo da Sun Microsystems. trabalhou como vice-presidente de I+D na divisão de serviços online, para depois assumir a divisão Microsoft Business. Mais tarde, chegaria ao posto que mantém até hoje, ou seja, presidente da divisão de Servidores e Ferramentas de negócios.

Nesse posto, Nadella teve a oportunidade de integrar os serviços de bases de dados, as plataformas de servidores, e as ferramentas para desenvolvedores o Azure, plataforma de Cloud Computing da Microsoft. No seu comando, tal divisão se transformou em peça chave no desenvolvimento do negócio como um todo, e é um dos pilares da rentabilidade da Microsoft hoje.

Os candidatos ao posto de CEO da Microsoft vinham de diferentes âmbitos, e ainda que muitos tivessem em mente o nome de Stephen Elop (ex-CEO da Nokia) como um dos mais prováveis, a Microsoft dotou de coerência na escolha, baseando-se na mensagem de reestruturação do ano passado. A empresa que quer apostar no setor de negócio de dispositivos e serviços, será agora gerenciada por alguém com experiência nesse setor, e dotado de argumentos mais que suficientes para liderar essa transformação.

Por fim, Bill Gates já deu as boas vindas para o novo CEO da Microsoft, no vídeo abaixo.

 

Via Microsoft