bitcoin

Satoshi Nakamoto, o criador do Bitcoin, foi incluído na lista da Forbes dos multimilionários mundiais. Mas… quem é esse cara?

Os membros da lista da Forbes são conhecidos por serem fundadores das grandes empresas que fundaram, e se alternam nas primeiras posições dependendo do valor que sua empresa alcança na Bolsa de Valores.

O mesmo ocorre com o criador do Bitcoin. A moeda alcançou recentemente um valor máximo histórico de US$ 19.771 nesse último final de semana, o que colocou Nakamoto no posto 44 da lista da Forbes. Seu patrimônio estimado é de BTC 980 mil, com um valor máximo estimado de US$ 19.4 bilhões.

O mais importante que precisamos frisar nesse momento é que Satoshi Nakamoto é, na verdade, o pseudônimo que representa o grupo de pessoas que controlam a fundação do Bitcoin.

Nakamoto publicou em 2008 um artigo na lista de e-mails criptografados metzdowd.com, descrevendo um sistema descentralizado de moeda digital que funcionava via redes P2P.

Um ano depois, o Bitcoin foi lançado, criando a rede de mesmo nome e as primeiras unidades da moeda, chamadas ‘bitcoins’ (em minúsculo) para diferenciar da rede e o software.

Ao projeto do Nakamoto se uniram diferentes programadores e, em 2010, o controle do repositório do código fonte e a chave de alerta da rede foram entregues a Gavin Andresen, que transferiu todos os domínios para destacados membros da comunidade Bitcoin e, em teoria, abandonou o projeto.

 

satoshi nakamoto time - Satoshi Nakamoto, o 'criador' do Bitcoin, entrou no Top 50 dos milionários da Forbes

 

Vários nomes se atribuíram à criação da moeda (a maioria criptógrafos e matemáticos). Mas nesse momento, não se sabe se Nakamoto é um indivíduo, um grupo de pessoas ou uma organização.

O mais perto que se esteve de revelar a verdade foi em dezembro de 2015, quando a polícia australiana assaltou a residência de Craig Steven Wright, que foi identificado como o criador do Bitcoin em uma investigação conjunta do Wired e do Gizmodo, que coletaram vários e-mails, blogs e transcrições filtradas.

Wright ‘confessou’ que era quem eles procuravam, mas depois foi confirmado que o mistério continua, já que ele não foi capaz de assinar criptograficamente o primeiro bloco de dados gerado, algo que só o verdadeiro criador do Bitcoin seria capaz de fazer.

Pelo registro de transações, sabemos que Nakamoto é quase um milionário no mundo dos bitcoins. Se o valor da moeda seguir a tendência de alta dos últimos meses, Gates, Buffet, Bezos e companhia devem começar a se preocupar.

 

Via Forbes