superarticulado_sptrans

Até o início de 2017 (previsão), a cidade de São Paulo vai receber pelo menos dois mil ônibus superarticulados, com ar condicionado, WiFi grátis e tomadas de 110 V para recarregar celulares.

A ideia da prefeitura da cidade é liberar 100 ônibus desse tipo por mês, a partir do mês de julho. Cada carro tem 23 metros de comprimento, e pode transportar até 171 passageiros, e contam com a coloração prata. Suas portas contam com acionamento elétrico, sistema de suspensão para facilitar o embarque dos passageiros e câmeras de monitoramento.

Os primeiros carros começaram a funcionar em modo de testes em setembro de 2014, e foram bem recebidos pela população (meio óbvio, né?). Os novos superaticulados são vão circular nos corredores de ônibus, faixas exclusivas e outras vias com suporte para grandes veículos. O plano da prefeitura é reformular o sistema para que veículos de grande porte circulem em rotas com maior demanda de passageiros, com o objetivo de tentar deixar o sistema menos caótico.

Os veículos podem até ajudar a diminuir os congestionamentos da cidade de São Paulo, uma vez que o transporte público de melhor qualidade pode incentivar as pessoas a deixar o carro na garagem.

Vale lembrar que os 2 mil carros novos representam uma pequena parte dos 15 mil ônibus urbanos que circulam em São Paulo, e na maioria dos casos, os carros estão defasados. A ideia da prefeitura é expandir a frota de novos e modernos ônibus, através de um novo edital de licitação para o sistema de transporte, que visa reduzir as deficiências do sistema atual.

Via Tecnoblog