A partir de agora, os usuários de celulares e smartphones de São Paulo passam a contar com mais um recurso na hora de bloquear o seu celular. O estado de São Paulo é mais um que aderiu ao Cadastro Nacional de Estações Móveis Impedidas, ou CEMI.

O CEMI é supervisionado pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), e tem como principal objetivo facilitar o bloqueio de aparelhos roubados e furtados.

Agora, você não mais precisa passar pela operadora de celular para realizar o bloqueio do dispositivo. A própria delegacia pode fazer isso. Com o aparelho inutilizado e não pode ser vendido, e em qualquer lugar do planeta. Tal medida deve desestimular o roubo desses dispositivos.

Antes, o bloqueio era feita pela operadora de telefonia móvel, informando o IMEI do dispositivo (digite *#06# no telefone). O sistema permite esse bloqueio apenas com o número da linha, direto na delegacia, durante a produção do boletim de ocorrência.

Para smartphones e celulares subtraídos em crimes de roubo de carga, o bloqueio também é possível, mas apenas por IMEI fornecido em órgão de segurança habilitado.

 

 

Via Convergência Digital, Teletime