650_1000_samsungz1

Recentemente, falamos como o Tizen estava sendo um sucesso em alguns mercados emergentes. O seu único dispositivo disponível até agora, o Samsung Z1, superou as expectativas dos coreanos, com mais de 100 mil unidades vendidas. Tais números fizeram com que o ritmo de lançamentos de smartphones com Tizen fosse acelerado, assim como o desenvolvimento do segundo smartphone com o novo sistema operacional.

Os primeiros rumores falam de um aumento de tela para o novo modelo, e mesmo com números de vendas interessantes, a Samsung sabe que ainda tem muito trabalho pela frente. Estamos diante de um dispositivo de entrada, que ainda não é capaz de competir com outros modelos fora dos mercados emergentes. E esse é (talvez) o principal motivo para preparar o novo Samsung Z2.

A última atualização do SDK do Tizen inclui (entre outras novidades) a compatibilidade com telas com resolução qHD (540 x 960 pixels), além de muitas melhorias (maior tela, suporte à maior memória, melhores câmeras, etc) que devem estar presentes no Samsung Z2. Até agora, detalhes não foram revelados.

O que demonstra essa intensão da Samsung nas vendas do Z1 é que, apesar da polarização do mercado dos sistemas operacionais (Android e iOS dominam 90% desse mercado), pode haver espaço para outras opções. O Tizen ainda não estreou nos mercados relevantes, e aposta que seu sucesso pode vir da possibilidade de executar aplicativos Android.

Via GSMArena