samsung-z1

Ok, não é um produto que pode ser comprado no Brasil, mas é a segunda plataforma da Samsung, que serve como alternativa ao Android para eles. Funciona bem em alguns produtos, enquanto que nos smartphones ainda precisa engrenar. Na Índia e em Bangladesh, o Tizen vai bem nas vendas, e os sul-coreanos comemoram um milhão de unidades vendidas do seu pequeno Samsung Z1.

O primeiro e único dispositivo com o Tizen alcança a marca milionária em menos de seis meses desde o seu lançamento em janeiro, com um início tímido nas vendas. Outra questão é saber se eles falam de unidades distribuídas ou nas mãos dos consumidores. A Samsung nunca deixa essa parte clara nos seus informes.

Asin Warsi, responsável pela Samsung na Índia, comentou que o Z1 superou suas expectativas, se equiparando nas vendas com modelos Android do seu catálogo. Também aproveitou para contar que eles dobraram o número de aplicativos disponíveis na Tizen Store. E novidades devem aparecer nesse sentido, já que nos dias 30 e 31 de julho acontece no país o Tizen Development Summit.

Não sabemos exatamente se é para comemorar os números, mas a Samsung está disposta a criar uma versão dourada do smartphone, algo que é bem valorizado nos mercados asiáticos. Também esperamos um novo modelo mais potente que o Z1 em algum momento de 2015.

Mas esperamos que a Samsung dê passos mais sérios com o Tizen. Levando em conta com o que eles fizeram com o Bada, que até contava com dispositivos interessantes, mas que foi esquecida na sua evolução por parte dos coreanos, não é nenhum absurdo desconfiar desse sucesso todo. Vamos aguardar os próximos acontecimentos.