Samsung-Z1

A Samsung apresentou oficialmente o seu primeiro smartphone com o sistema operacional Tizen. O Samsung Z1 é um produto pensado para os mercados emergentes, e será lançado primeiro na Índia, com um preço sugerido de aproximadamente US$ 90.

O modelo possui uma tela de 4 polegadas (WVGA), chipset de dois núcleos e 768 MB de RAM. São especificações dos smartphones Android de 2010/2011.

650_1000_samsung-z1-specs

O Samsung Z1 conta com uma câmera traseira de 3.1 megapixels (com flash), câmera frontal VGA, conectividades WiFi b/g/n e Bluetooth 4.1 (nada de 3G aqui), 4 GB de armazenamento (expansíveis via microSD), dimensões de 120.4 x 63.2 x 9.7 mm, peso de 112 gramas e bateria de 1.500 mAh.

650_1000_samsung_z1_dynamic_black

São números muito inferiores em relação ao Samsung Z (apresentado no meio do ano passado, que seria o primeiro smartphone com Tizen). Também vimos modelos de desenvolvimento mais capazes que o Z1, o que deixa dúvidas sobre o que eles serão capazes de fazer nas linhas mais avançadas.

A versão do Tizen presente no dispositivo é a 2.3, dando a entender que é um sistema muito leve, dispensando um hardware poderoso para funcionar. Mas só saberemos disso quando testemunharmos o seu funcionamento, principalmente na execução de aplicativos Android.

A estreia na Índia não é algo casual. Lá eles vão enfrentar o Android One (Google) e o CyanogenMod, que quer fazer algum barulho na região. Também é esperado que as plataformas mais jovens (como o Firefox OS) cresçam de forma significativa em 2015, em uma competição acirrada.

Se a Samsung será capaz de triunfar sem a ajuda da Google? Só o tempo vai dizer. Fato é que o Samsung Z1 cai como uma luva para os mercados emergentes: é compacto, acessível e tem a plataforma para chamar de sua. Vamos ver se os indianos compram essa combinação.

Samsung_Z1_Set2 Samsung_Z1_Front_Red Samsung_Z1_Front_White Samsung_Z1_Back_Red Samsung_Z1_Back_White Samsung_Z1_Side_White

Via Samsung