samsung-z1

A Reuters informa que a Samsung vai seguir apostando nos smartphones com Tizen, lançando ‘vários’ novos modelos com essa plataforma até o final de 2015.

Não foram revelados muitos detalhes, mas a fonte destaca que serão diversos modelos com diferentes linhas e características, com diversas opções de preços. Diante dessa informação, todos começam a olhar para o tão especulado Samsung Z2, uma evolução do atual Z1 com especificações superiores. Não há dados sobre como podem ser os demais modelos, apenas que poderíamos conhecer mais detalhes na Tizen Developer Summit 2015 de Bengaluru (Índia), entre os dias 30 e 31 de julho.

Não se espera sob nenhum conceito que o Tizen varie a sua trajetória, se limitando a estar presente em smartphones de entrada para fazer frente a outras opções de mercado. Mas quem sabe a Samsung não se anima a introduzir algum dispositivo de linha média. Vale lembrar que os principais países onde o Z1 é vendido são alguns emergentes da Ásia, onde o seu principal concorrente é o Android One.

Já que a relação entre Samsung e Google nem sempre foi das melhores, pensar que em algum momento a gigante asiática deixe de lado o Android para se dedicar ao Tizen não é algo totalmente ilógico. Quanto maior o número de dispositivos Tizen vendidos, menos a Samsung vai depender do software do Google. Isso pode abrir a porta para maiores ingressos com serviços próprios e únicos, além do controle maior do hardware e do software, algo que já se mostrou ser muito valioso nesse segmento.

É claro que hoje não podemos comprar um smartphone Tizen com facilidade, mas se a velocidade das vendas seguir na velocidade que está hoje, não duvidamos que em breve ele pode aparecer em mercados mais relevantes.

Via ReutersPhoneArena