samsung-z1

Você pode não se lembrar, mas o Tizen é um sistema operacional da Samsung, que inicialmente tinha como missão conquistar o setor de telefonia móvel, mas a dependência do Android transferiu o sistema para outros dispositivos, como televisores e smartwatches.

Apesar de parecer sentenciado, o Tizen terá uma nova chance no mundo mobile. A Samsung informa que uma nova versão do Samsung Z1 será lançada em 2016.

Espera-se que o modelo receba uma tela AMOLED, tal como acontece com modelos mais potentes como o Z3 e outros recém lançados pela Samsung. Não há mais detalhes sobre o produto, mas é certo que saberemos mais nas próximas semanas.

O Samsung Z1 original foi lançado no começo de 2015, e ainda que o mercado em geral dê as costas para os sistemas operacionais alternativos (vide o Windows sofrendo…), o dispositivo obteve sucesso nos mercados emergentes, animando os coreanos a lançar uma revisão. Além disso, eles conseguiram vender mais unidades do Z1 do que o Galaxy S6 na Índia, e superaram a BlackBerry em número total de usuários. Dois dados que, apesar de não serem muito meritórios, são suficientes para que a Samsung siga apostando no Tizen nos smartphones.

O Tizen é um sistema operacional Linux que utiliza o HTML5 como interface, mas é capaz de rodar aplicativos de várias tecnologias, como C++, Qt, Lua, GTK e Python.

Via SamMobile