GalaxyS7Teaser2016

A Apple comunicou os seus resultados financeiros ontem (26), e informou a primeira queda nas vendas de iPhones de sua história. Paralelo à isso, a agência de análise de mercado TrendForce indica que a Samsung teria vendido quase o dobro de smartphones que a gigante de Cupertino.

Essa conclusão chega depois de colher dados de cota de mercado das duas empresas, indicando que os coreanos ficam com 27.8% da cota global, enquanto que a Apple fica com quase a metade disso, com 14.4%. Na hora de falar de números distribuídos, a Samsung teria alcançado 81 milhões de unidades durante o primeiro trimestre de 2016. Agora, sabemos que a Apple enviou 51.2 milhões de iPhones. Em terceiro lugar ficaria a Huawei, com 9.3% de cota.

O estudo revela mais dados interessantes. Por exemplo, que a Samsung seria a única das três grandes do ranking que aumentou sua cota no trimestre. Vale a pena lembrar que o mercado de telefonia como um todo caiu, com uma distribuição total de 290 milhões de unidades, contra 360 milhões no mesmo período em 2015.

Diante desse cenário, é evidente que quem está no topo sente mais, e tem mais dificuldades em se manter no topo. E isso porque a TrendForce não falou na canibalização promovida pelos fabricantes chineses. Ou seja, o cenário tende a ser ainda mais complexo para os gigantes do setor, que vão precisar invariavelmente oferecer diferenciais relevantes para justificar a compra de um novo smartphone junto ao consumidor.

Além disso, estamos diante de um mercado relativamente saturado, com o usuário levando mais tempo para trocar o seu dispositivo.

Via TrendForce