Smart Windshield-02

A Samsung apresenta a Smart Windshield, uma tela inteligente integrada ao para-brisas das motos, que se conecta ao seu smartphone para receber as informações pertinentes.

Já vimos em outras oportunidades que a tecnologia e o mundo do motor estão cada vez mais próximos. Vide a Fórmula 1, a Moto GP e outras categorias de automobilismo ao redor do planeta. Porém, esse projeto em particular de um para-brisa inteligente da Samsung confirma isso de forma bem funcional, pratica e relativamente acessível para o grande mercado.

No vídeo do final do post, podemos ver como a Smart Windshield se conecta diretamente com o smartphone, de forma que é possível controlar uma grande parte de funções a partir do próprio para-brisas, sem a necessidade de fazer movimentos arriscados em cima do veículo. O aplicativo dedicado ficaria encarregado de garantir uma boa experiência de uso, ampliando uma variedade de funções, como ver uma chamada recebida, mostrar a navegação GPS e outros recursos que dispensam o ato do motociclista retirar as mãos do guidão da moto.

Por outro lado, também é possível utilizar essa tela para visualizar diferentes notificações, que vão desde mensagens padrão do tipo SMS até outros aplicativos muito populares, como Facebook Messenger e WhatsApp, por exemplo.

É um conceito muito interessante, e que não deve demorar muito para ser implantado em motocicletas comerciais. Porém, é preciso conferir na prática se essa é uma boa ideia, contribuindo para melhorar na segurança dos motociclistas, pedestres e demais motoristas. Ou se é justamente o contrário: a distração que essa tela pode causar se converteria em um aumento no número de acidentes.

A seguir, um vídeo demonstrativo desse conceito.

 

Via SlashGear