Os ultrabooks com telas sensíveis ao toque deixaram de ser uma fantasia distante dos usuários para se tornar uma realidade palpável. A Samsung reforça essa sentença, lançando oficialmente na IFA 2012 o novo Series 5 Ultra Touch, um ultrabook com tela touchscreeen, que chega para aliar a potência de um portátil de última geração com a polivalência de um tablet.

Ainda que no momento a Samsung não quis revelar muitos detalhes sobre suas especificações técnicas, sabemos que o Samsung 5 Ultra Touch não possui muitas diferenças em relação a um ultrabook tradicional. Ou seja, o modelo que você vê nesse post possui 4 GB de RAM, tela de 13 polegadas (1366 x 768) e 500 GB de HD com uma unidade SSD de 24 GB, trabalhando em modo híbrido. Dependendo de suas necessidades (e da suposta disponibilidade do produto no mercado, pois essa parte é importante), você poderá optar por um modelo com um processador Intel Core i3 ou Core i5. Sobre o seu preço ou disponibilidade, sabemos que ele será lançado nos Estados Unidos no dia 26 de outubro, com preços de US$ 799 e US$ 899, respectivamente (de acordo com o modelo de processador escolhido).

Ok, suas especificações não impressionam muito? Tudo bem, devo dizer que, de cara, esse será um dos modelos mais acessíveis dentro do seu segmento, o que pode justificar a suposta simplicidade na tabela de especificações. Mas, se ainda assim você fica com vontade de saber mais sobre o produto antes de pensar em comprá-lo, então saiba que a Samsung instalou alguns aplicativos próprios para o Windows 8, com a imagem e semelhança daquilo que acontece com os seus produtos Android.

Dentro do sistema operacional, podemos encontrar os “hubs” da Samsung (Music, Video, Media e Social, o aplicativo AllShare, para compartilhar conteúdos multimídia entre dispositivos DLNA, eSettings para configurar os parâmetros de consumo de energia da forma mais simples possível, e a S-Launcher, um widget que recria o recém desaparecido menu Iniciar do Windows.

Via Engadget