galaxy-s6-edge

A Samsung registrou uma patente com o seu próprio método de diagnóstico utilizando a voz do usuário, através do smartphone.

O novo sistema não só vai permitir que os usuários descubram se tem o Mal de Parkinson através de uma análise de sua voz, mas também serve para diagnosticar outras enfermidades, como o câncer de laringe ou a dor occipital. Esse processo é dividido em quatro partes. Na primeira, um detector com um conversor de sinal analógico/digital monitoriza a voz através de conversas telefônicas e gravações esporádicas.

Depois disso, um analisador escolhe um tipo de enfermidade a diagnosticar, e baseando-se nisso utiliza um fragmento específico dessas gravações para análise. O tipo de fragmento que o sistema escolhe muda de acordo com a doença, mas sempre comparando o tom da voz, o volume ou a rouquidão da voz em uma base de dados, em busca de sintomas ou anormalidades.

Se o sistema encontrar algo diferente, entra em ação um diagnosticador que monitoriza as mudanças na voz com o passar do tempo, determinando nosso estado de saúde, enviando os dados para um sistema de relatório, que envia um alerta baseado nos resultados.

doencas-pela-voz

Por enquanto, é apenas uma patente, o que não quer dizer que veremos a mesma no mercado. Em todo caso, se o sistema funcionar, pode ser um interessante adicional de notoriedade para os futuros smartphones da Samsung.

Via Wat a Future