Samsung-LPDDR4-6GB-RAM

A Samsung Electronicos anunciou o começo da produção em massa de chips de memória 12 GB LPDDR4 com tecnologia de 20 nanômetros. Na prática, teremos no futuro smartphones com 6 GB de RAM com esse novo módulo.

A Samsung informa que esta é a maior capacidade e velocidade disponível para um chip DRAM, além de oferecer eficiência energética, confiabilidade e facilidade de design, detalhes essenciais para o desenvolvimento de dispositivos móveis de próxima geração.

A LPDDR4 inclui uma arquitetura completamente nova, que contempla uma matriz de dois canais de 16 bits diante ao canal simples do LPPDR3. Isso reduz a distância que devem transmitir os dados desde a matriz de memória até as zonas de I/O, aumentando o desempenho e reduzindo a potência exigida para transmitir a mesma quantidade de dados.

A Samsung vai além garantindo que os seus novos chips são duas vezes mais rápidos que as DDR4 DRAM para PCs, consumindo 20% a menos de energia. Também afirmam que os futuros smartphones top de linha contarão com 6 GB de RAM (quatro módulos de 12 GB com 1.5 GB de capacidade cada um) instalada, o que permitirá um ‘multitarefa fluído e o máximo de desempenho’ nas últimas versões dos sistemas operacionais.

 

Precisamos de tanta RAM nos smartphones?

Nos PCs, duplicar a RAM instalada representa um grande salto de desempenho, ainda que de um ponto em diante (16 GB) os benefícios não sejam tão grandes. Nos smartphones, já temos modelos com 4 GB de RAM, e a Gigaset apresentou recentemente um dispositivo com 5 GB de RAM. Tudo indica que os novos Galaxy ou Note de 2016 terão os tais 6 GB de RAM.

Na outra ponta, temos o iPhone, o smartphone mais vendido do mercado, que se conforma com 1 GB de RAM para funcionar de forma realmente fluída. Hoje serão apresentados os novos iPhone 6s, e muitos esperam que ele finalmente dê o salto para os 2 GB de RAM. Mesmo assim, ainda fica muito abaixo da proposta da Samsung.

Via Samsung Tomorrow