Para quem achava que nenhum fabricante de tecnologia ia “desafiar” a Microsoft na proposta de tablets com Windows 8, leia essa notícia vindo da Bloomberg. A Samsung deve apresentar tablets com Windows RT ao mercado tão logo o sistema operacional da Microsoft esteja oficialmente lançado.

Fontes ligadas à empresa sul-coreana (fontes anônimas, como sempre), afirmam que o dispositivo vai contar com um processador Qualcomm Snapdragon, o que de certa forma confirmaria os rumores de parceria entre as duas empresas, que ventilam na imprensa desde o final do ano passado.

Por incrível que pareça, essa é uma ótima notícia para a Microsoft. Afinal de contas, passa a ter ao seu lado uma das maiores marcas de tecnologia do mundo. A notícia é bem vinda também pelo fato da HP anunciar na semana passada que não produziria tablets com a plataforma ARM, pendendo assim um forte “garoto propaganda” da versão Windows RT.

Porém, os problemas da Microsoft vão além da simples desistência dos fabricantes. A Qualcomm e a Texas Instruments, que fabricam processadores na plataforma ART, já afirmaram que estão com dificuldades para desenvolver seus produtos para o Windows RT. A Microsoft sabe disso, e está ciente das dificuldades que vai enfrentar no mercado. Talvez por isso tenha anunciado o seu próprio tablet com a plataforma ARM e chip NVIDIA, apostando no conceito “se quer fazer direito, faça você mesmo”.

Com tudo isso, fica a questão: será mesmo que as fontes da Bloomberg estão certas nas informações passadas? Com tantas dificuldades, a notícia de um tablet da Samsung com a Qualcomm é algo, no mínimo, inusitado. É esperar para ver os próximos acontecimentos.

Via Bloomberg