a9-processador

O futuro processador Apple A10, que estaria presente no iPhone 7, pode ser fabricado exclusivamente pela TSMC, o que deixaria a Samsung de fora desse processo. Os coreanos foram encarregados por parte da produção do Apple A9, presente nos modelos iPhone 6s e iPhone 6s Plus.

O rumor do The Electronic Times, diário de tecnologia oriental, fala sobre a Apple ter tomado a decisão de deixar toda a produção do A10 para a TSMC. Não seria de se estranhar, pois essa empresa já assumiu a produção completa de processadores para iPhones no passado.

Se confirmado, a Samsung perde boa parte de suas vendas de processadores. Não é algo muito grande, já que os seus chips Exynos povoam os seus dispositivos (o Exynos 8890 deve estar no Galaxy S7) e contam com vendas muito expressivas. Vale o registro que a informação não tem nada de oficial, mas o periódico garante que vem de fontes confiáveis. Mais cedo ou mais tarde a notícia pode ser confirmada. Lembrando: o iPhone 7 deve ser apresentado em setembro de 2016.

Na decisão, teria pesado mais a capacidade da TSMC de construir chips de 10 nanômetros, superando assim os 14 nanômetros atuais dos chips da Samsung. Ainda que os coreanos tenham algo a dizer a respeito, ao menos no que se refere à sua capacidade de fabricação, eles ainda ficariam de fora da produção do A10.

O futuro Samsung Galaxy Note 6 chegaria ao mercado em setembro com um novo processador de 10 nanômetros, o que igualaria os coreanos da TSMC. E a guerra dos processadores promete ir longe, chegando até os 5 nanômetros. Quem viver, verá.

Via PhoneArena