galaxy-s6

De forma surpreendente, a Samsung confirmou que os modelos Galaxy S6 e Galaxy S6 Edge não serão compatíveis com o Samsung Pay, sistema de pagamentos móveis. Mais: a medida vale somente para o Brasil.

O Samsung Pay deve estrear no Brasil antes do início dos Jogos Olímpicos Rio 2016, em agosto. Com essa decisão, os modelos compatíveis com o recursos são: Galaxy Note 5, Galaxy A5, Galaxy A7, Galaxy S6 Edge+, Galaxy S7 e Galaxy S7 Edge.

A Samsung Brasil esclarece que optou por habilitar os smartphones com tecnologia MST e NFC para garantir ampla aceitação do Samsung Pay nos pontos de venda. O Galaxy S6 e o S6 Edge possui suporte para o NFC, mas não para o MST (este último simula a tarjeta magnética de cartões de crédito).

É no mínimo algo estranho. Oferecer ao Brasil um dispositivo relativamente caro, mas sem o suporte com o seu próprio formato de pagamentos? E em um produto cujo público alvo é um potencial consumidor desse tipo de formato de pagamentos, não só pela tecnologia do dispositivo mas também pela capacidade de consumo? É de se pensar nos reais motivos para a Samsung ter deixado os modelos top de linha de fora do Samsung Pay. E só no Brasil.

O Samsung Pay armazena em área criptografada do smartphone os dados do cartão bancário do usuário, e todos os principais bancos do Brasil fecharam parcerias com a Samsung para o seu lançamento. Com isso, um simples encostar do aparelho com um terminal de pagamentos é o suficiente par autorizar a transação com senha ou impressão digital para concluir a compra.

Quem sai em vantagem nessa é a Apple, que deve lançar o Apple Pay no Brasil em breve. Com ele os modelos iPhone 6, 6 Plus, 6s e 6s Plus funcionam com o formato de pagamentos.

Via Exame