650_1000_vnand-samsung

A Samsung deu um passo adiante no desenvolvimento das unidades SSD, com um novo modelo que é capaz de oferecer até 1 TB de capacidade. Já existiam unidades com essa capacidade, mas o da Samsung se destaca por usar pela primeira vez a sua tecnologia V-NAND em suas unidades, permitindo aplicar 32 capas de armazenamento NAND em um único chip.

Isso faz com que essa unidade tenha uma durabilidade nos dados que é o dobro das unidades SSD convencionais, sendo 20% mais eficientes no consumo de energia.

A Samsung anunciou em agosto de 2013 o início da utilização da tecnologia V-NAND para essas unidades de armazenamento – aplicando 24 capas, e não 32 -, com essas capas transferindo os dados através de uma interconexão específica.

O futuro dessa tecnologia parece promissor, e a Samsung já adianta que nos próximos meses vai apresentar novos modelos onde tanto a eficiência como a densidade de gravação de dados serão os protagonistas. Para essa segunda geração da tecnologia V-NAND, não faltarão opções no futuro. O que resta saber é o preço dessas variantes (entre 128 GB e 1 TB), algo que a Samsung não comunicou até agora.

Via BusinessWire