Usuários e analistas se perguntam a algum tempo por que a Samsung não lançou o seu próprio console, assim como fez a Sony, combinando a produção de todo o tipo de eletrodomésticos e produtos de eletrônicos de consumo com o ócio digital mais puro. Depois de tantas palavras sem sentido, a resposta parece ser simples…

Porque ela não precisa fazer isso.

E com os serviços de jogos na nuvem… agora, menos que nunca. O Gaikai, o serivço de jogos via streaming rival do OnLive, mas orientado aos fabricantes de hardware, será integrado nas futuras TVs da Samung, através da sigla SCG (Samsung Cloud Gaming), mais precisamente no Smart Hub dos televisores Smart TV e da série 7000, começando pelos modelos comercializados nos Estados Unidos.

A tecnologia é, por essência, a mesma presente nas TVs da LG (que também tem um acordo com o Gaikai), mas com uma interface especialmente adaptada para a Samsung. Desta forma, todos os televisores da Samsung poderão acessar o catálogo de jogos na nuvem do Gaikai, tornando possível jogar com os últimos títulos do PC direto na TV, utilizando apenas um controle para que tudo funcione.

Este importante acordo precisou de nove meses de negociações e muito trabalho, que segundo David Perrym inclui a compra da largura de banda de 24 centros de dados do Gaikai por parte da Samsung, para garantir a conexão de seus televisores ao catálogo de jogos, enquanto que o Gaikai se compromete a seguir ampliando suas instalações para poder oferecer um serviço de boa qualidade para os futuros proprietários de uma TV Samsung.

Por enquanto, nem Samsung, nem Gaikai fala sobre a expansão do serviço para fora dos Estados Unidos.

Via Engadget