Samsung Galaxy S4

Aconteceu hoje (14) em Nova York, o evento Samsung Unpacked 2013, que marcou o anúncio oficial do Samsung Galaxy S4, novo smartphone top de linha da fabricante sul-coreana. O evento foi um dos mais esperados e badalados das últimas duas semanas, e esse post faz um resumo de tudo o que aconteceu durante a apresentação.

Praticamente todos os principais recursos técnicos previamente vazados pelos diversos sites que cobrem o segmento de tecnologia foram confirmados. Mesmo assim, vamos informar nesse post todos os dados oficiais do smartphone.

O Galaxy S4 tem previsão de chegada ao mercado para o final de abril, para 327 operadoras em 155 países. Será compatível com operadoras 4G do mundo todo. O modelo possui a mesma aparência física que o Galaxy Note II, mas segundo a própria Samsung, o novo modelo é mais fino, mais resistente e com vários novos recursos em relação ao Galaxy S III.

Uma importante diferença de estratégia da Samsung é que eles vão adotar diferentes versões de processadores para diferentes mercados. O mercado global (menos os EUA) vai receber a versão com o novo processador Exynos 5 Octa de 1.6 GHz, enquanto que o mercado norte-americano vai receber o modelo com o Qualcomm Snapdragon quad-core, de 1.9 GHz.

O novo smartphone conta com 7.9 mm de espessura, 130 gramas de peso, tudo isso abrigado em uma carcaça de policarbonato e um acabamento em material metálico nas laterais. Sua tela possui 4,99 polegadas, com uma densidade de 441 píxels por polegada Essa tela também permite que o usuário manipule o smartphone com luvas. De forma inesperada, o novo Galaxy S4 conta com infravermelho, um recurso que foi abandonado a algum tempo pelos grandes fabricantes de tecnologia.

Sua câmera traseira tem mesmo 13 megapixels de resolução, grava vídeos em Full HD, e pode trabalhar em modo Dual Shot. Além disso, a Samsung incorporou diversos modos de gravação e fotografia, para tornar o uso mais intuitivo. Alguns deles: Eraser (edição rápida de fotos, que permite a remoção de elementos não desejados), Drama Shot (combinação de várias fotos em sequência, para criar um efeito visual de movimento), entre outras melhorias para captura de imagens. Também vale a pena destacar o modo Dual Camera Record, que permite que o usuário grave com as duas câmeras ao mesmo tempo (frontal e traseira), permitindo que a pessoa que está gravando o vídeo também possa participar do resultado final.

GalaxyS4-Press02

O modelo conta com capacidades de armazenamento de 16, 32 e 64 GB, além de 2 GB de RAM. Partindo para alguns recursos de software, o S Translate possui suporte para nove idiomas, e trabalha nos modos text-to-speech e speech-to-text. Detalhe: o S Translate possui suporte para Português do Brasil. Outro recurso apresentado foi o Story Album, que pode organizar as fotos do usuário em diferentes locais de forma automática, permitindo que depois ele compartilhe nas redes sociais de forma mais organizada.  Além disso, você pode remotamente imprimir essas fotos, e receber via correio, tudo através de uma solicitação via internet.

Um dos recursos de maior destaque e inovação do Galaxy S4 é o Smart Scroll. Ele já tinha sido especulado nessa semana por vários sites especializados, e foi confirmado pela Samsung no novo smartphone. Com esse recurso, o usuário pode controlar recursos do dispositivo apenas com os olhos. Com um simples olhar, ou com um movimento da esquerda para a direita, é possível rolar a tela de aplicativos, páginas do navegador, pausar um vídeo, entre outros recursos da interface da Samsung.

A seguir, falaram do novo recurso HomeSync, que permite o streaming do conteúdo do Galaxy S4 com todos os dispositivos da Samsung que o usuário tiver em casa, de forma simples e prática. Para esse serviço, a Samsung oferece até 1 TB de armazenamento livre para o usuário compartilhar o que quiser. O S Voice Drive também foi demonstrado. Nele, os motoristas serão capazes de interagir com o smartphone pela voz, controlando suas funções mais básicas. Através da conectividade Bluetooth, o smartphone pode entrar no “modo dirigir”, permitindo inclusive que o motorista dite mensagens para o smartphone, que vai converter tudo em texto e enviar para o destino. Basta você falar com o Galaxy S4, que ele vai fazer isso por você, sem precisar você tirar as mãos do volante. Também merece destaque o Smart Switch, que oferece uma migração de dados mais importantes do usuário de uma outra plataforma para o Galaxy S4.

Também destacaram o Knox, que é o recurso que permite que o usuário consiga gerenciar o seu conteúdo pessoal e profissional, deixando todo esse conteúdo separado no smartphone, incluindo arquivos, aplicativos, imagens, documentos e fotos. O Group Play também foi demonstrado, onde os usuários poderão interagir seus smartphones para criar um setlist musical, onde até 8 smartphones Galaxy S4 podem construir a trilha sonora da festa ou balada.

O Dual Video Call é outra implementação que é bem vinda para os usuários casuais e corporativos. Ele pode ser usado em momentos quando o usuário deseja mostrar ao interlocutor aquilo que ele está vendo na tela do smartphone, podendo ser útil em uma assistência remota ou em chamadas em grupo. As duas imagens são exibidas ao mesmo tempo, ampliando assim a dinâmica da conversa.

O Air Gesture é um dos novos recursos que consideramos dos mais interessantes, pois você não precisa sequer tocar na tela do dispositivo para interagir com o sistema. Basta você aproximar a mão e fazer o gesto correspondente, que a ação é realizada no smartphone. O recurso funciona principalmente nas tarefas mais convencionais, como rolagem de páginas de internet, atendimento de chamadas e controle do player musical.

Especificações Técnicas – Samsung Galaxy S4

  • Rede: 3G/4G, compatível com o mundo todo (357 operadoras em 155 países)
  • Tela: 4,99 polegadas Full HD Super AMOLED (1920 x 1080, 441 ppp)
  • Sistema Operacional Android 4.2.2 Jelly Bean
  • Processador: Samsung Exynos Octa, de 1.6 GHz (em todo o planeta, menos nos EUA), ou Qualcomm Snapgdragon quad-core, de 1.9 GHz (nos EUA)
  • Câmera traseira de 13 megapixels AF, com flash e Zero Shutter Lag
  • Câmera frontal de 2 megapixels, com gravação de vídeos em Full HD @ 30 FPS, com Zero Shutter Lag
  • Codecs de vídeo: MPED4, H.264, H.263, DivX, DivX3.11, VC-1, VP8, WMV7/8, Sorensor Spark, HEVC
  • Gravação e reprodução de vídeos a 1080p (Full HD)
  • Codecs de áudio: MP3, AMR, NB/WB, AAC/AAC+/eAAC+, WMA, OGG, FLAC, AC-3, apt-X
  • Conecitvidade: Wi-Fi a/b/g/n/ac (HT80), GPS/GLONASS, NFC, Bluetooth 4.0 (BLE), IR LED (para função de controle remoto), MHL 2.0
  • Sensores: acelerômetro, luminosidade, bússola, proximidade, giroscópio, barômetro, gestos no infravermelho, temperatura e humidade
  • Memória: 2 GB LPDDR3 RAM, 16/32/64 GB de armazenamento para o usuário (expansíveis via slot para cartões microSD de até 64 GB)
  • Dimensões: 136.6 x 69.8 x 7.9 mm, 130 gramas
  • Bateria de 2.600 mAh

ATUALIZADO EM 14/03/2013 @ 22H50: temos informações sobre preços e disponibilidade do Galaxy S4 no Brasil. Segundo o TechTudo (que tem profissionais em Nova York), o pessoal da Samsung afirma que o smartphone será lançado no Brasil no dia 26 de abril. Preços (iniciais sugeridos): a versão com 16 GB de armazenamento e 3G vai custar R$ 2.399, enquanto que a versão com 16 GB e 4G custará R$ 2.499. Também está confirmado que o Brasil vai receber o modelo com o processador Exynos Octa, de 1.6 GHz.