Tizen-3-4

A Samsung quer fazer o Tizen dar certo, e não é de hoje. Uma unidade do Galaxy S4 rodando a versão 3.0 do citado sistema operacional móvel foi flagrada na Indonésia. Vale lembrar que o Tizen 3.0 está com o seu lançamento previsto para o começo de 2014 – a atual versão é a 2.0.

Rumores prévios davam conta que a Samsung pretendida lançar os seus primeiros smartphones com o sistema Tizen ainda em 2013, mas como já estamos quase chegando no último trimestre do ano (e até agora nada), as dúvidas sobre esse lançamento começam a aumentar. As informações sobre o assunto são conflitantes: por um lado, algumas fontes afirmam que o Tizen está morto, e que a Samsung não vai seguir em frente com o sistema. Por outro lado, outras fontes informam que o primeiro smartphone dos coreanos com o sistema ainda pode ser lançado no final de 2013.

Ou seja, o futuro do Tizen parece ser bem incerto. A Intel investiu uma boa quantidade de dinheiro na plataforma, assim como a Samsung. Ao mesmo tempo, os coreanos estão simplesmente ditando as regras entre os dispositivos Android, sendo uma das poucas que obtém lucros expressivos vendendo dispositivos com o sistema da Google. Por outro lado, a Samsung pode se sentir incomodada pelo fato da própria Google ter uma fabricante de dispositivos móveis para chamar de sua (a Motorola), e já esboça um contra-ataque ao domínio da Samsung (com o lançamento do Moto X).

Seria interessante ver uma nova plataforma mobile chegando em um mercado tão competitivo, mas não tenho certeza se essa plataforma poderia ser a Tizen. Até porque temos outras propostas já no mercado que já estão disputando cabeça a cabeça a terceira posição do mercado mobile (Windows Phone, Ubuntu, BlackBerry, Firefox OS…).

Via Unwired View