A batalha entre Apple e Samsung passa por muitas esferas. Pelos tribunais, pelos fãs das duas marcas, e principalmente, pelo número de vendas. E, pela primeira vez em muito tempo, um modelo do iPhone perde em volume de vendas para qualquer outro smartphone do planeta. Se bem que, nesse caso, não estamos falando de qualquer um. O smartphone em questão é o altamente desejado Galaxy S III.

Segundo o estudo trimestral realizado pela Strategy Analytics, o Samsung Galaxy S III ocupou o posto de smartphone mais vendido no mundo no terceiro trimestre de 2012, superando o até então líder iPhone 4S. O telefone da Samsung alcançou a marca de 18 milhões de unidades vendidas durante o terceiro trimestre desse ano, enquanto que o iPhone 4S vendeu 16.2 milhões de unidades no mesmo período.

Querendo ou não, esse é mais um item que a Samsung pode utilizar no seu marketing futuro, e reforça mais uma vez a ideia que a linha Galaxy S é mesmo a principal ameaça do iPhone em um mercado global. É um smartphone muito completo, com um hardware muito robusto, e um sistema operacional que está rodando de forma eficiente, oferecendo uma experiência prazerosa ao usuário. Por outro lado, é preciso lembrar que essa liderança é “mascarada” por um simples detalhe: o iPhone 5.

Durante todo o terceiro trimestre, todo mundo falou sobre a possibilidade do lançamento do iPhone 5, e isso aconteceu. Diante dessa expectativa, é mais que natural que os fãs da Apple aguardassem mais um pouco para trocar o seu smartphone atual, esperando para investir o seu dinheiro em uma nova versão. Com isso, as vendas do iPhone 4S registraram a compreensível queda. Muito provavelmente, o iPhone 5 já figure como smartphone mais vendido do mundo já no próximo estudo, que deve ser divulgado no começo de 2013.

De qualquer forma, se preparem para a Samsung aproveitar esse informação para uma futura ação de marketing. E se preparem para a Apple partir para o contra-ataque. Mesmo que seja nos tribunais.