Uma boa notícia para os proprietários do Samsung Galaxy S III. Segundo fontes anônimas do site GSM Arena, a fabricante sul-coreana se prepara para lançar a atualização do Android 4.1 (Jelly Bean) para este smartphone na data de 29 de agosto, ou seja, no mesmo dia do anúncio do Galaxy Note II.

Não está claro ainda se todas as versões do smartphone receberão o upgrade ao mesmo tempo, ou se serão entregues em pequenas porções, de acordo com a região do planeta (segunda hipótese é a mais provável), mas se a informação estiver correta, os proprietários do Galaxy S III receberão a notificação nas próximas semanas. Informações prévias indicam que o Galaxy S II e o Galaxy Note também serão atualizados para o Jelly Bean, e que os dois dispositivos ainda passam por testes internos de adaptação por parte da Samsung.

Os testes do Jelly Bean para o Galaxy S II parecem ter resultados positivos (segundo as fontes), mas a Samsung ainda não tomou a decisão final se o smartphone será ou não atualizado. As fortes vendas do smartphone sugerem que a Samsung deve sim atualizá-lo, mas isso não quer dizer que a fabricante não abandone a possibilidade de lançar um “Value Pack” para o smartphone, capando algumas características originais do sistema, para torná-lo mais leve no S II.

Situação semelhante é a do Galaxy Note. O produto possui um hardware poderoso, mesmo para os padrões de hoje, e com um grande volume de vendas ao redor do planeta. Logo, não imagino a Samsung deixando de lado dois modelos com vendas muito boas sem tais atualizações. E, mesmo que eles não recebam os updates, os nossos amigos do XDA-Developers ou do CyanogenMod farão o trabalho sujo de desenvolver as ROMs do Jelly Bean compatíveis com os dispositivos.

Logo, de um jeito ou de outro, tanto o S II quanto o Note receberão o update. Só estamos na dúvida em saber se será a oficial ou a alternativa.