E os rumores levantados ao longo da última semana foram oficialmente confirmados pela Samsung, que apresentou de forma oficial o Galaxy S III Mini ao mundo. O modelo é uma versão mais “econômica” do Galaxy S III, e não uma versão “menor” do super smartphone da Samsung. Explico: ele poderia receber o termo “Mini” em seu nome se ele tivesse algo muito próximo às especificações técnicas do Galaxt S III original, sendo apenas menor. O que não é o caso aqui.

O Samsung Galaxy S III Mini é um smartphone menor, mas com recursos técnicos inferiores ao S III, o que o transforma na verdade em um Galaxy S III “Light”, para bolsos menos afortunados. Vejamos: o novo smartphone da Samsung possui uma tela de 4 polegadas Super AMOLED (resolução WVGA, de 800 x 480 píxels), sistema operacional Android 4.1 (Jelly Bean) e processador dual-core de 1 GHz, que gerencia uma interface TouchWiz com Google Now.

O modelo trabalha apenas com as redes HSPA (triband) e GSM/EDGE (quadriband), além de contar com as conectividades Wi-Fi a/b/g/n e Bluetooth 4.0. O novo modelo também conta com a tecnologia NFC – com suporte do S Bean da Samsung -, além de GPS e suporte ao Glonass. Também conta com rádio FM, giroscópio, bússola, sensor de proximidade e acelerômetro.

Infelizmente, a câmera de 8 megapixels do Galaxy S III original foi substituída por uma câmera de 5 megapixels, com foco automático e flash em LED. A câmera frontal consegue ser ainda mais inferior, contando apenas com uma resolução VGA. O novo Galaxy estará disponível nas versões de 8 e 16 GB de armazenamento, que podem ser expandidas via slot para cartões microSD de até 32 GB. O telefone possui dimensões de 121.55 x 63 x 9.5 mm, e pesa 115 gramas, com sua bateria de 1.500 mAh.

Como podem ver, é mais um smartphone da Samsung que entra na categoria de linha média de dispositivos Android. O principal apelo do produto é o seu design, que exceto pelas suas novas dimensões, é simplesmente idêntico ao Galaxy S III original. Porém, muito longe de ser uma versão compacta do poderoso smartphone da fabricante sul-coreana.

Seu preço ou disponibilidade no mercado não foram anunciadas pela Samsung. Assim que novas informações sobre o lançamento aparecerem, eu publico aqui no blog.

Via SlashGear