Galaxy Note 8

Depois de tantos vazamentos, a Samsung anunciou oficialmente o seu novo smartphone top de linha, o Samsung Galaxy Note 8.

O novo modelo mantém a linha de design atual da família Galaxy, com complementos que o diferencia dos modelos previamente lançados, como a S-Pen e a câmera dupla traseira.

Praticamente todas as características especuladas foram confirmadas, com exceção da existência de duas configurações, com 64 GB e 256 GB de armazenamento (expansíveis via microSD), ambas com 6 GB de RAM.

Nos processadores, a Samsung de novo trabalha com duas versões: o seu chip próprio Exynos 8895 e o onipresente Qualcomm Snapdragon 835. Recursos como recarga rápida ou recarga sem fio, conector USB Type-C, conector para fones de ouvido e os sistemas clássicos de conectividade foram confirmados. Também estão presentes todos os tipos de sensores biométricos, como leitor de digitais e de iris e reconhecimento facial.

 

 

A Samsung volta a apostar em uma tela AMOLED Infinity Display nesse modelo, com 6.3 polegadas (QHD+, 2960 x 1440 pixels), praticamente sem bordas, e com o leitor de digitais na parte traseira (na mesma posição horrenda do Galaxy S8).

O Galaxy Note 8 tem uma aparência um pouco mais quadrada e sóbria, mas não se diferencia muito do Galaxy S8 na sua estética. A traseira é de cristal, e sua carcaça está disponível nas cores Midnight Black, Orchid Grey, Deepse Blue e Gold.

O modelo possui dimensões de 162,5 x 74,8 x 8,6 mm e peso de 195 gramas. É um modelo que mantém o conector para fones de ouvido e a proteção IP68 contra água e poeira.

 

 

A S-Pen conta com 4096 níveis de pressão, com uma ponta de 0,7 mm que realiza diferentes ações, como por exemplo fazer anotações com a tela bloqueada, recortar e selecionar elementos ou desenhar.

A Samsung não quis arriscar ter os mesmos problemas ocorridos com o modelo do ano passado, e decidiu incorporar no Galaxy Note 8 uma bateria com apenas 3.300 mAh.

 

 

Outra grande novidade do dispositivo é a estreia de uma câmera dupla traseira, com dois sensores coloridos de 12 MP, ambos com estabilização ótica de imagem.

Um dos sensores tem abertura f/2.4 com foco automático, enquanto que o outro tem abertura f/1.7 e tecnologia Dual Pixel. As duas combinadas entregam um zoom ótico de 2x.

A câmera também conta com uma opção chamada Live Focus, que permite gerar um desfoco de fundo nas fotos, no estilo das câmeras reflex. O mais interessante é que podemos adicionar o efeito inclusive depois da foto registrada.

Já a câmera frontal do Galaxy Note 8 possui 8 MP (f/1.7).

 

 

O Note 8 contará com a tecnologia DeX, que entrega a convergência entre universo mobile e desktop. O modelo inclui melhorias na integração ao utilizar diferentes APIs para melhor se adaptar ao modo de tela completa em jogos e aplicativos.

O modelo chega ao mercado com o sistema operacional Android 7.1.1, com a interface TouchWiz. O Android 8.0 Oreo acabou de ser apresentado, e este smartphone deve ser um dos primeiros a receber o novo software. Mas isso, na teoria.

A TouchWiz vai adicionar alguns extras ao Android, como o App Pair, que permite rodar dois aplicativos ao mesmo tempo, além da tela dividida para usar dois apps ao mesmo tempo.

 

 

O Samsung Galaxy Note 8 chega ao mercado internacional no dia 14 de setembro, e tem preço inicial sugerido lá fora de 1.010.33 euros (para o modelo de 64 GB). Não há preços ou data de lançamento confirmada para o Brasil.