Já que todo mundo começou a publicar os painéis instalados pela Samsung em Barcelona, a fabricante sul-coreana não quis mais guardar o mistério, e anunciou oficialmente o lançamento do Galaxy Note 8.0. O modelo já não era tão segrego assim desde janeiro de 2013, e como a Mobile World Congress 2013 prestes a começar, não sobravam muitos motivos para não confirmar a veracidade do produto.

O modelo conta com um processador quad-core Exynos 4 (Cortex A9) de 1.6 GHz, caneta S-Pen, tela de 8 polegadas (1280 x 800) e promete ser o seu novo companheiro de cabeceira, para quem quer um tablet para ler, navegar pela internet ou utilizá-lo como uma agenda eletrônica ou organizador de tarefas e compromissos. O modelo também possui suporte para realizar chamadas telefônicas via 3G (o tablet será oferecido em duas versões: Wi-Fi e Wi-Fi + 3G).

Sobre suas demais características técnicas, o Samsung Galaxy Note 8.0 conta com 2 GB de RAM, 16 ou 32 GB de armazenamento (expansíveis via slot para cartões microSD), além de um emissor infravermelho, que basicamente permite ao usuário controlar a sua televisão com esse dispositivo. Também estão presentes uma porta de 3.5 mm para fones de ouvido e duas câmeras, uma traseira de 5 megapixels (com foco automático e gravação de vídeos a 1080p), e uma dianteira, de 1.3 MP, além da conectividade A-GPS, suporte para redes HSPA+ 21 e GLONASS.

O S-Pen parece ser o grande protagonista desse tablet, já que o acessório pode ser perfeitamente integrado ao perfil do dispositivo, permitindo ao usuário um manejo completo do Galaxy Note 8.0 com o acessório, incluindo os botões touch dispostos na parte inferior da sua tela. Sobre o seu design, pouco tenho a acrescentar, uma vez que estamos diante de um tablet claramente inspirado em modelos como o Galaxy Note 2 ou o Galaxy S III. Seu corpo tem 338 gramas de peso, e 7.95 mm de espessura.

O modelo vem com o sistema operacional Android 4.1.2 (Jelly Bean), Wi-Fi a/b/g/n, Bluetooth 4.0 e interface USB, além de oferecer a adaptação de vários aplicativos para um melhor uso com o S-Pen (como por exemplo o Flipboard), além de oferecer o acesso exclusivo ao “Awesome Note” para Android, que estará disponível durante um ano de forma exclusiva para os tablets da Samsung. A bateria do Galaxy Note 8.0 é de 4.600 mAh.

O preço ou disponibilidade do produto ainda não foram confirmadas, mas especula-se que ele pode chegar ao mercado ainda no segundo trimestre de 2013.

Via Engadget