galaxy-note-5-galaxy-s6-edge-plus-oficial

Em evento realizado em Nova York (EUA), a Samsung anunciou seus dois novos smartphones top de linha no segmento de phablets: o Samsung Galaxy Note 5, e o Samsuung Galaxy S6 Edge+.

O primeiro é um descendente direto de sua linha phablet, enquanto que o segundo aposta nas telas curvadas. Os dois compartilham várias características de dispositivos premium da Samsung, e prometem ser fortes competidores para o mercado mobile do segundo semestre de 2015.

 

Samsung Galaxy Note 5

 

O novo Galaxy Note 5, assim como os seus antecessores, é pensado nos usuários que buscam uma maior produtividade no smartphone. As diagonais de tela combinam com a tecnologia S-Pen da Samsung, com excelente portabilidade de funções, como anotações rápidas e acesso ágil para tarefas de produtividade.

A Samsung aproveitou bem as linhas do Galaxy S6, e adaptou com sucesso no Galaxy Note 5. O modelo é mais espesso (7.6 mm, contra 8.8 mm) que o seu ‘irmão menor’, assim como o seu peso (171 gramas, contra 138 gramas). No design, também se destaca o prateado com um curioso efeito espelho, talvez um pouco exagerado para alguns usuários, mas muito vistoso.

Os demais detalhes de design são basicamente os mesmos do Galaxy S6 e S6 Edge, exceto pelo aumento de tamanho de suas dimensões.

Samsung Galaxy S6 Edge+

 

O Galaxy S6 Edge apresentado em março foi o resultado dos esforços da Samsung em se diferenciar no mercado, sendo a evolução final do Galaxy Note Edge. A impressionante tela curva dos dois lados foi ponto de questionamento sobre sua validez foram do fator design.

Mesmo assim, o conceito chamou a atenção de muitos usuários, e a Samsung decidiu explorá-lo em uma versão que adota todas as vantagens do Note 5, mas com a tal tela curva. A ideia aqui é maximizar as opções de multimídia e entretenimento.

O design volta a ser um claro apelo diferencial de um dispositivo que não vai contar com a caneta com a tecnologia S-Pen, centro da experiência do Galaxy Note 5. A ausência surpreende, levando em conta o que é valido para um formato parece não ser para essa adaptação livre com tela curva.

 

Especificações dos novos phablets da Samsung

galaxy-note-5-galaxy-s6-edge-plus

Os novos phablets da Samsung aproveitam as melhorias já citadas para implementar ainda mais nas suas especificações de hardware. Os novos Galaxy Note 5 e Galaxy S6 Edge+ contam com as mesmas especificações dos modelos Galaxy S6 e Galaxy S6 Edge apresentados em março, com algumas pequenas e importantes mudanças.

Nos modelos apresentados hoje (13), temos 4 GB de RAM, a maior diagonal de tela que a Samsung conseguiu inserir em phablets, e bateria com capacidade de 3.000 mAh (menor que a presente no Galaxy Note 4, que tem 3.220 mAh), com tecnologia QuickCharge de recarga rápida, permitindo um carregamento completo em até 90 minutos (segundo a Samsung), no modo de recarga tradicional (o modo de recarga sem fio está presente nos dois modelos).

A melhor eficiência dos chips Exynos 7420 diante do Snapdragon 805, combinadas com as melhorias do sistema operacional Android 5.1 Lollipop devem fazer com que a autonomia de bateria e o desempenho entrem em um nível satisfatório, dentro de um perfil de uso que se encaixe com as necessidades do perfil de uso desses dispositivos.

Os dois modelos não contam com sensores de ritmo cardíaco ou oxigênio no sangue, mas contam com sensor de digitais. Além disso, mantém as excelentes câmeras do Galaxy S6/S6 Edge, priorizando também o aspecto fotográfico, tão relevante nos dispositivos top de linha atuais.

Talvez tenha faltado um pouco de ambição por parte da Samsung nas configurações de hardware, ao deixar de lado as portas USB 3.1 Gen 2 Type C, o que permitia o uso do novo conector reversível e as vantagens na velocidade de transferência e recarga de bateria dessa porta. Os modelos também não contam com slot para cartões microSD e bateria removível.

Samsung Galaxy Note 5 e Galaxy Edge+: características técnicas
Dimensões 153,2 x 76,1 x 7,6 mm, 171 g (Galaxy Note 5)
154,4 x 75,8 x 6,9 mm, 153 g (Galaxy S6 Edge+)
Tela SuperAMOLED 5,7 polegadas
Resolução 1440 x 2560 pixels (518 ppp)
Processador Exynos 7420 (64 bits y 14 nm) 4 x 2,1 GHz (A57) + 4 x 1,5 GHz (A53) // GPU Mali-T760
RAM 4 GB LPDDR4
Memória 32 GB / 64 GB (UFS 2.0, não expansível)
Sistema operacional Android 5.1 Lollipop, com TouchWiz
Conectividade LTE Cat 9 e Cat 6, NFC, Bluetooth 4.2, Wi‑Fi 802.11ac (MIMO 2×2 620 Mbps), ANT 2+, GPS
Câmeras Traseira de 16 MP (f1.9) com OIS // Vídeo UHD // Frontal de 5 MP (f1.9)
Bateria 3.000 mAh (não removível) com sistema de recarga rápida
Preço Não disponível

Preços e disponibilidade do Samsung Galaxy Note 5 e do Galaxy S6 Edge+

O lançamento comercial dos dois novos phablets da Samsung acontecerá durante o mês de setembro, mas não estão confirmados os preços, datas concretas e disponibilidade nos países. Essa informação será atualizada quando tais dados forem liberados.

Mais imagens oficiais dos produtos a seguir.

Galaxy-Note5_front-with-spen_Silver-Titanium Galaxy-Note5_back-with-spen_White-Pearl Galaxy-S6-edge-_left_White-Pearl Galaxy-S6-edge-_back_Gold-Platinum