A tecnologia tem dessas coisas: umas vezes você pode esperar um tempão que um produto se torne oficial, e outras, do dia para noite, um gadget chega ao mercado, depois de um rápido vazamento. O segundo caso aconteceu com o GT-B5330, que vazou na internet no começo do dia, e agora, se torna oficialmente o novo smartphone da Samsung, o Galaxy Chat.

Em alguns aspectos, as suas linhas físicas lembram o Galaxy S III, mesmo tendo uma proposta bem diferente do turbinado smartphone “feito para humanos”. O Galaxy Chat se destaca principalmente por contar com a interface Nature UX e o teclado QWERTY físico na vertical, na sua parte inferior. O modelo é claramente social, tanto que a Samsung oferece uma tecla direta de acesso para o ChatON nesse teclado, tal como já possuem o BlackBerry Curve 9320 para o BBM, ou o HTC Chachacha, para o Facebook.

Entre seus detalhes técnicos, temos um telefone com tela de 3 polegadas (480 x 320), 4 GB de armazenamento interno com slot para cartões microSD, câmera de 2 megapixels (sem flash, infelizmente), e uma cópia do Quick Office pré instalado. Como sistema operacional, temos o Android 4.0 (Ice Cream Sandwich), e o seu lançamento na Europa está previsto ainda para este mês de julho. Sem preço anunciado, ou previsão de lançamento para outros mercados.

OPINIÃO DO EDITOR: Vamos torcer para que este modelo chegue ao Brasil em algum momento. Eu ainda conheço muita gente que, apesar de entender que o Android não foi feito para smartphones com teclado QWERTY físico, ou no estilo de modelos BlackBerry, são fãs incondicionais da precisão e agilidade que os pequenos botões oferecem. De repente, pode até ser uma boa dica de smartphone para quem precisa escrever longos textos no celular.

Via Samsung Tomorrow