Samsung e Visa anunciaram seus planos para introduzir a mais recente e inovadora tecnologia para pagamento em suas ações de patrocínio às Olimpíadas Londres 2012, que permitirá aos consumidores efetuar pagamentos móveis usando o celular criado pela Samsung para os Jogos Olímpicos e Jogos Paraolímpicos. A inovação transformará a experiência de pagamento em Londres e em outras partes do mundo — antes e durante os Jogos — possibilitando pagamentos mais rápidos e convenientes, via celular. A nova aliança estratégica entre a Samsung e a Visa foi criada para deixar um legado duradouro, que deverá permanecer no mercado após 2012.

A Samsung Electronics, Parceira Olímpica Mundial na categoria de Equipamentos para Comunicação Sem Fio, e a Visa, Parceira Olímpica Mundial e patrocinadora exclusiva na categoria de Serviços de Pagamento, estão unindo seus patrocínios e liderança em tecnologia para garantir que o celular criado para os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos terá toda a tecnologia necessária para realizar pagamentos móveis, também conhecidos como pagamentos via NFC, assim como pagamentos contactless Visa. Na hora de pagar, tudo o que os consumidores precisarão fazer é selecionar o aplicativo da Visa, selecionar “pagar” e aproximar o telefone da leitora no ponto de compra.

A Visa está trabalhando com bancos e lojistas do mundo todo para disseminar a aceitação dos cartões contactless da Visa e dos pagamentos móveis, como parte de um esforço maior da indústria para a implantação da tecnologia contactless. Os pagamentos contactless já são aceitos em mais de 60 mil estabelecimentos comerciais londrinos. A cidade sede dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2012 estará preparada para aceitar tanto os pagamentos contactless quanto os pagamentos com cartão. E, com o aumento global na comercialização de pagamentos via celular, veremos muitos consumidores ao redor do mundo fazendo pagamentos móveis contactless, antes e durante os Jogos.

A ação conjunta entre a Samsung e a Visa inclui a criação de um celular olímpico, equipado com a tecnologia contactless, para os atletas patrocinados pelas duas empresas. Samsung e Visa planejam disponibilizar o aparelho para o público em geral por meio de operadoras de telefonia móvel e outros distribuidores. O dispostivo precisará de um cartão SIM, especialmente configurado pela Visa, para efetuar compras nos estabelecimentos aptos a aceitar pagamentos contactless.

“A Visa, assim como a Samsung, deseja aproveitar seu patrocínio aos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos para deixar um legado duradouro no mercado, beneficiando bancos, lojistas, operadoras de celulares e consumidores. Não estamos apenas abrindo um novo caminho para as parcerias Olímpicas, estamos comprometidos em ajudar os  consumidores a incorporar a tecnologia de pagamento móvel e contactless em 2012 e no futuro”, diz Peter Ayliffe, CEO da Visa Europa. “Estamos ansiosos para trabalhar com as instituições financeiras e operadoras de celulares ao lado da Samsung para fazer desta iniciativa um sucesso.”

“A inovação é um fator essencial no negócio da Visa e os pagamentos móveis são uma de nossas principais áreas de foco. Os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos nos darão a oportunidade de acelerar a conquista de nossas metas e essa parceria tem um papel muito importante nesse sentido,” diz Mariano Dima, vice-presidente executivo de Marketing e Soluções de Pagamento da Visa Europa.

Samsung e Visa estão comprometidas em proporcionar aos consumidores uma ligação significativa com os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos e em ajudá-los a conquistar uma vida melhor e mais inteligente através de uma tecnologia para pagamento móvel líder. A Samsung já demonstrou sua liderança em celulares com tecnologia NFC em 2010, na França, quando foi uma das primeiras marcas a lançar celulares NFC em escala comercial. A seguir, ainda no ano passado, a empresa lançou o primeiro celular Android com NFC. Seu próximo lançamento foi um smartphone com NFC, apresentado no Congresso Mundial de Celulares em 2011.

“Como pioneira em tecnologia móvel, a Samsung está se esforçando para mudar, no longo prazo, a forma como fazemos pagamentos móveis. Ano que vem, em Londres, o maior espetáculo da Terra nos proporcionará a oportunidade perfeita para mostrar ao mundo como essa tecnologia pode afetar a vida das pessoas de forma positiva, aproximando-as ainda mais dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos. Esse dispositivo para pagamento móvel estará disponível inicialmente no Reino Unido, mas planejamos expandir o serviço para outros países da Europa e do mundo onde, brevemente, os pagamentos contactless serão disponibilizados”, diz Seokpil Kim, presidente e CEO da Samsung Electronics Europa.

Gyehyun Kwon, vice-presidente e líder mundial de marketing esportivo da Samsung Electronics, complementa: “Esta iniciativa marca a primeira aliança entre duas Parceiras Olímpicas Mundiais das Olimpíadas Londres 2012. Estamos muito satisfeitos em unir forças com a Visa para tornar os Jogos Olímpicos mais acessíveis e convenientes para todos. Essa ação tem tudo a ver com nosso desejo de possibilitar que mais pessoas participem dos Jogos através de nossa tecnologia inteligente.”

Visa e Samsung trabalharão com operadoras de celulares, instituições financeiras e lojistas do mundo todo para levar a conveniência, a segurança e a confiabilidade da tecnologia contactless da Visa aos usuários de celulares dos quatro cantos do mundo. Atualmente, os pagamentos móveis da Visa estão sendo implantados em países das mais diversas partes do mundo, incluindo Austrália, Canadá, República Tcheca, Brasil, França, Hong Kong, Itália, Malásia, Polônia, Cingapura, Espanha, Eslováquia, Suíça, Turquia, Reino Unido e Estados Unidos.

via assessoria de imprensa