tizen_banner_052213_3

Ao contrário do que os rumores indicavam, o Tizen não morreu. Pelo contrário. Vai muito bem, obrigado, e vai distribuir dinheiro para aqueles desenvolvedores que se interessarem pela plataforma. O projeto, que é encabeçado pela parceria entre Samsung e Intel, acaba de lançar o Tizen App Challenge, que vai oferecer até US$ 4 milhões em prêmios para desenvolvedores que contribuírem com o projeto.

O sistema operacional móvel já está em desenvolvimento a algum tempo, e tem como principal objetivo a longo prazo substituir o Android nos dispositivos da Samsung e, se possível, estar presente nos dispositivos de outros fabricantes. E, para isso, eles precisam criar um ecossistema de aplicativos no mínimo razoável.

O Tizen App Challenge vai oferecer exatos US$ 4.04 milhões para 50 desenvolvedores em nove categorias. A premiação é uma interessante forma de estimular os desenvolvedores a, pelo menos, darem uma olhada no Tizen OS. A plataforma aberta  possui suporte para dispositivos de múltiplos fabricantes e operadoras de telefonia.

Aliás, a ideia é que o Tizen OS não seja utilizado apenas para smartphones, mas também em tablets, netbooks (sério que ainda vão investir neles? – nada contra, mas…), smart TVs e sistemas embarcados em veículos. Assim como o Firefox OS, o Tizen usa como base do seu sistema o HTML5, o que facilita a sua expansão e adaptação de aplicativos em dispositivos de diferentes tipos e preços.

Os interessados poderão enviar os seus aplicativos para o concurso até o dia 01 de novembro de 2013. O processo de avaliação vai acontecer entre os dias 4 e 25 de novembro, e os vencedores serão anunciados em dezembro. Você pode se inscrever mais de uma vez. Para mais informações, acesse a página oficial do Tizen App Challenge. E boa sorte!

Via IntoMobile