Para bom entendedor (do idioma chinês), meio comunicado basta. O pessoal da Samsung da Coreia revelou detalhes técnicos importantes sobre a atualização oficial do Galaxy S II para o Android 4.1 Jelly Bean, que parece que finalmente será disponibilizada.

O pacote de atualização vai chegar aos usuários via KIES, e será ofertada naquele esquema que você já conhece: em diferentes regiões, e de acordo com o nível de customização adotado por cada operadora de telefonia móvel. Ou seja, se você tem um Galaxy S II que foi adquirido em loja virtual, ou loja da Samsung, ou que não conta com nenhum vínculo com operadoras nacionais, deve receber essa atualização mais rápido. Mas sem nenhuma data oficialmente anunciada. Logo, resta apenas a espera.

Essa atualização vai reduzir a memória interna do smartphone de 12 para 11 GB, introduzindo algumas das novidades que são exclusivas da Samsung, como por exemplo um aplicativo de câmera melhorada, diversas otimizações nos recursos de rede e autonomia de bateria e o recurso Smart Stay, da Samsung. Além disso, novos aplicativos como Book ou Movie serão instalados no sistema de forma nativa, além do Google+ e as já anunciadas melhorias presentes no Android Jelly Bean.

As principais mudanças que o Android Jelly Bean vai oferecer ao Samsung Galaxy S II são:

  • melhorias na tela Home e melhor performance na rolagem de tela (graças ao projeto Butter)
  • melhor usabilidade de alguns aplicativos
  • aplicativos pré-instalados: Google+, Help, +Talk, Play Book, Play Movie, etc
  • modos Easy e Block
  • melhores recursos de câmera, como a função de pausa durante a filmagem, ente outras
  • Smart Stay
  • nova função Pop-up play
  • melhorias diversas de usabilidade

Mais uma vez, vale a pena informar que não há uma data definida para essa atualização, mas ao menos agora sabemos que ela está prestes a ser distribuída, e deve oferecer um novo fôlego a um dos smartphones mais bem sucedidos do mercado.

Via DailyMobile, XDA-Developers, SamMobile