Essas duas não param de brigar…

Muito bem, lembrando os fatos: Apple processa a Samsung por violação de patentes em meio mundo. Ganhou na Alemanha, perdeu no Reino Unido, as duas perderam na Coreia do Sul, e na Califórnia, a juíza Lucy Koh e seus jurados decidiram a favor da Apple, onde a Samsung (em primeira instância) precisa pagar US$ 1 bilhão em multas. Detalhe: a empresa de Cupertino quer US$ 3 bilhões, no mínimo.

Mas os sul-coreanos foram para o contra-ataque. Primeiro, menosprezaram o iPhone 5 em uma campanha publicitária, contando tudo aquilo que o Galaxy S III tem que o novo iPhone não tem. Depois, lançaram mais um vídeo bem humorado, trollando os usuários da Apple, que passam horas na fila para comprar um telefone que tem menos inovações que o telefone da Samsung (na visão dos coreanos, que fique bem claro). E agora, tratando de assuntos mais sérios, eles vão seguir em frente na ameaça de processar a empresa de Tim Cook, por causa da presença do 4G LTE no novo iPhone 5.

Em um curto comunicado emitido no The Wall Street Journal, “a Samsung antecipa que enviar, em um futuro próximo, uma monção sobre infração de conteúdos presentes no iPhone 5”. A única coisa que impede os coreanos de entrarem com a ação nesse exato momento que você está lendo esse post é o simples fato da empresa ainda não ter a chance de examinar o novo iPhone de forma técnica e criteriosa. Mas, assim que isso for possível, eles vão entrar com a documentação necessária para iniciar o processo.

De novo: não sou contra os direitos das empresas brigarem na justiça por aquilo que lhes pertence. O problema é que a birrinha entre Apple e Samsung já vai chegar no seu segundo ou terceiro ano, e cada vez se torna mais patética. Mais uma vez, eu afirmo que seria muito melhor que as duas empresas gastassem o seu tempo e dinheiro para desenvolver produtos mais interessantes para os usuários, e deixar que esses mesmos usuários decidam qual é o melhor dispositivo.

Mas, enfim, vamos aguardar os próximos acontecimentos.

Via The Wall Street Journal, FOSS Patents