samsung-tizen-01

A Samsung não desistiu do Tizen, e informa que uma nova versão desse sistema operacional será lançada em setembro.

O anúncio foi feito na Samsung Developer Conference, evento onde a empresa aproveitou para revelar algumas das suas metas no futuro com o software, sem deixar de lado o hardware. Nesse sentido, foi mencionado também como o Tizen vai atuar na Internet das Coisas (IoT).

Pode ser que os objetivos do Tizen tenham mudado, mas fica claro que a Samsung sabe tirar proveito disso. Se o mercado mobile recebeu lançamentos tímidos, com uma linha de produtos que fica em segundo plano para um público menor, vemos que os coreanos não abandonam o suporte próprio e de terceiros ao sistema, além de conseguir convencer os desenvolvedores a pensarem no seu sistema na hora de lançar seus aplicativos.

A versão 3.0 do Tizen pode ser anunciada na IFA 2016, o que não será algo por acaso. Além dos smartphones, vimos o software em Smart TVs ou eletro domésticos, e a feira alemã é uma das principais da agenda anual nesse sentido.

samsung-tizen-02

A Samsung assume o lar inteligente como um dos objetivos, e oferece propostas ambiciosas nesse sentido, como geladeiras com câmeras e tablet integrado, ou um robô de limpeza controlado pelo smartphone, ambos com Tizen. Sem deixar de lado os smartwatches, que mesmo sendo destinados a trabalhar com os smartphones (Android, em sua maioria), também se gerenciam com o sistema. É esperado que o Gear G3 receba o Tizen 3.0.

Do Tizen 3.0, sabemos alguns poucos detalhes: o suporte para TVs 4K, suporte para controle de voz, gerenciamento multiusuário e funções relativas à segurança na proteção da privacidade e contra os vírus.

samsung-tizen-03

Ainda que seja esperado para o mês de setembro, o novo software começa a ser distribuído em versão beta a partir de julho. Veremos se, além desse foco na IoT, se teremos outros smartphones com esta plataforma.

Via Sammobile