samsung-ssd-16tb

A Samsung apresentou a unidade SSD PM1633a, que se destaca por ser a maior unidade de armazenamento sólido do mundo, com 16 TB em 2.5 polegadas.

O produto foi apresentado na Flash Memory Summit, que acontece na Califórnia (EUA), e é baseado na tecnologia 3D V-NAND de 256 Gigabits, sendo esta uma parte primordial dessa nova SSD, já que no seu interior ele recebe 500 chips desse padrão, distribuídos ao longo de 48 capas. Na prática, temos na verdade 15.36 TB de armazenamento. mesmo assim, nunca vimos uma unidade desse porte, ou tal volume concentrado em 2.5 polegadas, o que torna o produto compatível com a maioria dos dispositivos existentes hoje no mercado.

650_1200

Durante a demonstração, a Samsung utilizou um potente servidor de 768 TB de capacidade, e um desempenho de 2 milhões de operações IOPS (Input/Output Operations Per Second), impulsionado por 48 dessas novas unidades SSD, demonstrando o que eles são capazes de fazer. Inicialmente, o produto é destinado ao mercado empresarial, e a Samsung não revela data de lançamento ou preço oficial, mas estima-se que ele pode custar mais de 7 mil euros por unidade.

Mas a pergunta que não quer calar é: quando um produto como esse chegará nos computadores pessoais?

Via Ars Technica