A Samsung apresentou ontem (09) na CES 2013 suas telas flexíveis OLED para smartphones, que podem ser dobradas ou até mesmo permitir que as pessoas se sentem sobre o smartphone sem causar maiores danos (essa última é por minha conta, e espero que você seja esperto o suficiente para JAMAIS fazer isso com o seu smartphone). O projeto dessa nova tela da Samsung responde pelo nome Youm, e foi demonstrado no evento de Las Vegas.

Stephen Woo, o presidente da Samsung, anunciou a nova tecnologia junto com Brian Berkeley, o vice-presidente da Samsung Display. A tela flexível da Samsung basicamente usa um plástico no lugar do cristal. Dessa forma, é possível obter uma tela maleável em seus ponto máximo de tensão, de modo que ela seja inquebrável (na teoria). Na apresentação de ontem, eles utilizaram um protótipo de smartphone, que contava com os cantos cobertos com as novas telas, onde era possível ver as notificações do sistema ou diferentes elementos.

A demonstração foi feita com um protótipo de smartphone rodando o Windows Phone. É uma tecnologia que impressiona muito no seu conceito. É importante que possamos ver essa novidade de perto, na prática, para saber o quão ele pode ser útil ao usuário final. Por enquanto, só podemos teorizar.

Pelo o que foi visto em Las Vegas, o protótipo do smartphone apresentado (cujos detalhes quase não foram revelados) tem tela de 5 polegadas, e sua resolução seria de 720p. Protótipo à parte, o que realmente queremos saber é se essa tecnologia vai oferecer alguma novidade real no quesito usabilidade. Ainda é preciso determinar qual é a utilidade prática dessa nova tela.

No vídeo a seguir, é possível ver uma demonstração técnica do recurso.

Via Gizmologia