Agora é oficial. A Samsung anunciou oficialmente o Galaxy Note II, o sucessor do bem sucedido (para a surpresa da própria Samsung) Galaxy Note. O novo modelo se destaca por contar com tela de 5.5 polegadas, manter a caneta Stylus para interação com os elementos na tela, e um poderoso processador quad-core de 1.6 GHz.

O modelo chegará ao mercado já com o Android 4.1 Jelly Bean pré-instalado, além de 2 GB de RAM para gerenciamento do sistema. Sua Stylus segue praticamente a espessura do “tabletphone”, e conta com um novo tipo de revestimento, para uma maior firmeza na hora da escrita ou desenho. Mas talvez o que mais impressione na nova versão seja as suas dimensões. Mesmo sendo um pouco maior na sua tela, a Samsung conseguiu fazer com que o Galaxy Note II tivesse quase o mesmo tamanho do Note original, tendo apenas uma tela um pouco mais larga.

De fato, os 9.4 mm de espessura e as 180 gramas de peso deixam o Galaxy Note II um produto muito próximo ao Galaxy S III (produto que, de novo, “dita” do design do novo tabletphone apresentado hoje). O novo produto será oferecido em duas versões de cores (branco e cinza) e três versões de armazenamento (16, 32 e 64 GB). A tela, em HD Super AMOLED, perdeu alguns pixels na sua altura – agora possui 1280 x 720, contra 1280 x 800 do Note original – mas em compensação a sua bateria ganhou em capacidade, sendo agora de 3.100 mAh. Segundo a Samsung, essa bateria pode carregar mais rapidamente, e possui uma autonomia de uso maior que a do Note.

Em termos de conectividade, o Galaxy Note II vem com 4G, NFC, WiFi e Bluetooth. Outro grande destaque do novo modelo está no seu software, e aqui, a Samsung segue no seu objetivo de deixar a sua interface cada vez mais “leve e fluída” para os dispositivos. Você pode utilizar, por exemplo, a S Pen stylus para anotações na Popup Note de forma mais rápida e prática, para quem precisa fazer anotações em curto espaço de tempo, ou lembretes curtos. Os Quick Commands também estão presentes, onde o usuário também pode acessar de forma rápida a área de configurações por meio de gestos simples.

Outras funcionalidades inteligentes foram adicionadas, como por exemplo, se você quer escrever “@ TargetHD” e enviar uma mensagem curta, o software abre uma tela para um novo e-mail, para o TargetHD, e cola o texto, foto ou anotação no corpo da mensagem.

Outra grande mudança influenciada pela tela maior está na galeria de fotos. Agora, a galeria pode exibir uma coluna do álbum de imagens do lado direito, e seus conteúdos do lado esquerdo, tudo na mesma tela. A navegação entre pastas, calendários, contatos ou fotos está mais prática e simples com o uso da caneta, e você pode expandir o zoom de uma foto como preview com um simples comando de toque, inclusive durante os previews de vídeo.

Todo o calendário do Facebook agora pode ser sincronizado com o próprio calendário da Samsung, além de poder utilizar o recurso Screen Recorder para criar um vídeo com as ações da caneta na tela, algo que pode ser bem útil quando o usuário quiser mostrar exatamente para o seu colega de trabalho quais as mudanças que ele precisa fazer em um documento ou apresentação.

A Samsung não confirmou o preço do produto, mas é esperado que ele esteja disponível no mercado ou no final de 2012 ou até, no máximo, no primeiro trimestre de 2013.

Abaixo, vídeo demonstrativo do produto.

Via SlashGear