exynos5octa

Bem sabemos que o grande lançamento da última semana foi o Galaxy S IV (e seguimos falando dele até hoje), mas o novo smartphone da Samsung não existiria se outra importante novidade não tivesse sido confirmada (e passado quase desapercebida por todos). Falamos do seu novo processador Exynos 5 Octa, cuja produção em massa foi confirmada pela Samsung para o segundo trimestre de 2013.

Curiosamente, a Samsung não quis mencionar muitos detalhes sobre as especificações técnicas desse potente processador para os dispositivos móveis. O pouco que foi dito era o que já se sabia dele: que ele conta com quatro núcleos Cortex A15 e outros quatro núcleos Cortex A7, para poder alternar entre desempenho e eficiência energética, conforme variam as exigências e necessidades do usuário (a Samsung afirma que a economia de bateria é até 70% superior aos seus concorrentes, além de manter um desempenho superior).

O detalhe mais interessante desse novo processador Exynos 5 Octa é a parceria com a Imagination Technologies, que confirmou os rumores das últimas semanas, ao anunciar que esse chip fará uso de uma GPU PowerVR SGX544MP, muito superior aos gráficos Mali-400 do antigo Galaxy S III (mais de duas vezes mais potente, segundo a Samsung).

Entre as características técnicas do Exynos 5 Octa, destacamos a sua capacidade para funcionar com telas com resolução máxima de 2560 x 1600 pixels (WQGA), a gravação de vídeo em Full HD @ 60 FPS, e a adoção das interfaces e-MMC 5.0 e USB 3.0, algo que fazia falta nos dispositivos portáteis.

O que não sabemos por enquanto é quantos fabricantes vão optar por integrar esse chipset em seus dispositivos.

 

Via Samsung