corning-samsung-2013-10-23-01

Dividir para conquistar. A Samsung se vale dessa premissa, e não quer deixar pontas soltas na batalha que trava com os seus rivais no mercado de mobilidade. Com isso, acaba de fechar a aquisição de 7.4% da Corning, marca conhecida por fabricar as populares películas de proteção de tela Gorilla Glass.

Com essa manobra, os coreanos passam a ter o controle da Samsung Corning Precision Materials Co. Ltd., uma joint venture que a Samsung possui 43% do seu capital. Com a aquisição, os coreanos ficam com um pacote de ações avaliado em US$ 1.9 bilhão, que representam 7.4% do valor de mercado da Corning.

Mas isso não é tudo: as duas empresas fecharam um acordo de colaboração, onde a Corning fornecerá o seu material para a Samsung Display por dez anos (final de 2023). Vale a pena lembrar que os coreanos são os fornecedores de tela dos principais fabricantes no mercado de telefonia móvel mundial, incluindo alguns dos seus concorrentes diretos no setor, como Apple, Motorola ou HTC. E, certamente, essa compra não será muito bem vista por eles.

Estaria a Samsung abrindo os seus tentáculos para dominar o mercado mobile por outros meios que não sejam pelo volume de vendas de produtos para o consumidor final? Ou quer lucrar duas vezes (na venda dos seus produtos, e na venda de componentes para produtos de seus concorrentes)?

Via Reuters