wikipedia-russia

O Roscomnadzor, braço policial russo que vigia a imprensa e a internet, ordenou os provedores de serviços que bloqueiem e acesso à enciclopédia digital Wikipedia. O motivo seria um artigo específico sobre ‘charas‘, uma forma de haxixe feito à mão na Índia, utilizado para fins medicinais e religiosos há milhares de anos.

A página inclui instruções sobre a sua elaboração, o que a torna ilegal para as peculiares leis russas, que proíbem o intercâmbio na internet desse tipo de drogas (mas a vodca é liberada, de boa…).

O Reddit também foi censurada por conta de um post sobre plantas alucinógenas. O Wikipedia se negou a retirar o artigo, alegando a clara censura que a decisão provoca. O protocolo seguro utilizado (HTTPS) impede que os provedores de serviços de Internet façam o bloqueio de uma página específica.

Isso pode levar o bloqueio total da Wikipedia na Rússia, caso não aconteça um acordo entre eles e o governo russo. Mas tal como acontece na China, não será difícil acessar esses sites em modo espelho, ou via proxies.

Via PopularMechanics.com