satya-nadella-microsoft-windows

Um combo de rumores sobre a próxima versão do sistema operacional da Microsoft. A primeira notícia está relacionada com a nomenclatura do software que é hoje conhecido como Windows 9 (internamente, o Project Treshold).

De fato, o sistema pode não se chamar Windows 9. Recentes informações obtidas pela agência Reuters indicam que a Microsoft pode mudar o nome do sistema operacional. A opção mais provável é que a empresa remova toda e qualquer numeração do sistema, chamando o software simplesmente de ‘Windows’. Tudo indica que a nova nomenclatura será anunciada no evento marcado para amanhã (30), em San Francisco.

Com a mudança de nome, a Microsoft pode finalmente se distanciar de sua vinculação com o PC tradicional, e focar na nova filosofia de software e serviços para diferentes plataformas. Eliminando a numeração, é esperado também um distanciamento da imagem negativa conquistada pelo Windows 8.

windows

A segunda notícia está relacionada aos valores do sistema operacional. A versão Preview deve ser apresentada amanhã (e deve contar com versão em português), e Andrew Diantoro (CEO e presidente da Microsoft Indonésia) falou para um veículo local sobre a gratuidade da nova versão para aqueles que contam hoje com o Windows 8 instalado em suas máquinas.

Por outro lado, muitas fontes indicam que a Microsoft deve oferecer promoções especiais para os usuários do Windows XP, que estão sem suporte desde abril de 2014, e gerando vários problemas por conta da grande cota de mercado.

A Microsoft não se pronuncia oficialmente sobre o assunto, mas tudo indica que essas e outras informações serão reveladas no evento de amanhã.

windows-8-2-1

Via Reuters, BGR