surfacepro2

Segundo a agência de notícias EFE, Eric Boustouller, presidente da Microsoft Europa, informou que a terceira geração do Surface, tablet híbrido com Windows da Microsoft, estaria prestes a ser lançado. Detalhe: o Surface 2 (foto acima) foi lançado em outubro de 2013.

As declarações de Boustouller  são surpreendentes por três motivos: 1) não é comum ver um executivo reconhecer a existência de um produto que não foi anunciado oficialmente; 2) tal confirmação coloca em risco as vendas do modelo atual; 3) em caso de lançamento iminente, o Surface 2 seria substituído muito antes de cumprir o seu primeiro ano no mercado.

A situação fica ainda mais estranha quando vemos que os rumores sobre o Surface 3 são escassos, o que torna difícil a corroboração sobre o dispositivo. A Microsoft conseguiu blindar o desenvolvimento dos seus tablets como em nenhum outro produto (e me arrisco a dizer como nenhum outra empresa de tecnologia fez recentemente), de modo que os vazamentos até agora foram realmente raríssimos.

Assumindo que a Microsoft voltaria a apostar na NVIDIA para rechear as especificações internas e o processador do Surface 3,  novo modelo faria uso de um SoC Tegra K1, no lugar do atual Tegra 4. Vale sinalizar que o chipset da NVIDIA já se encontra em produção, e os primeiros produtos com esse chip devem chegar ao mercado no segundo trimestre de 2014.

O possível tamanho de tela do Surface 3 é um dos pontos mais interessantes a se especular. Faz tempo que se especula que a Microsoft poderia lançar no mercado um modelo menor do seu tablet, talvez com tela de 7 polegadas, mas nada estava claro se seria um Surface completamente novo, ou se ele seria oferecido ao longo do tempo, como a versão atual.

Na prática, nada está muito claro. Não sabemos se a Microsoft fala de um Surface completamente novo, ou se seria apenas uma atualização das versões anteriores, mas mais atraente para o seu público alvo. Tudo o que podemos fazer nesse momento é especular.

Felizmente, a Microsoft vai realizar no próximo dia 2 de abril a sua conferência para desenvolvedores BUILD, de modo que, se o Surface 3 está prestes a ser anunciado, talvez encontremos mais notícias sobre ele na semana que vem.

Via Engadget