650_1000_steve-jobs-1

A biografia de Steve Jobs escrita por Walter Isaacson parecia ter deixado tudo muito claro: o co-fundador da Apple teria descoberto como revolucionar o mercado da televisão, e em um dos seus últimos comentários no livro afirmava que esse seria o próximo mercado que a Apple iniciaria um novo movimento de inovação. Porém, um novo libro sobre Jobs indica que, na realidade, ele nunca teve a intensão de apoiar a fabricação de uma TV com design e tecnologia da Apple.

O site Business Insider é a fonte do assunto, onde eles comentam que o livro cita uma reunião na Apple em 2010, onde estavam presentes os 100 funcionários e diretores mais importantes da empresa. Nela, perguntaram para Steve Jobs sobre esse possível projeto, e o então CEO da empresa deixou claro que…

A televisão é um negócio terrível. Não há forma de reinventá-la e obter margens aceitáveis (de lucro).

Obviamente, todo mundo conhecia a faceta de Jobs que fazia que sua opinião sobre ideias e produtos não fosse das mais voláteis, mas a realidade atual é outra. Quem dirige a Apple hoje é Tim Cook, que demonstra aos poucos ter a sua própria personalidade e forma de fazer as coisas.

Ainda que o argumento das margens de lucro esteja correto, a Apple se caracteriza pelo lançamento de produtos de linha alta, onde as marges são, obviamente, muito mais interessantes. E isso faz com que as portas para uma futura iTV não fiquem completamente fechadas.

Só o tempo vai dizer se a teoria vai se concretizar na prática.

Via Business Insider