nokia-normandy-android

É o que dizem. Na verdade, muito se fala na internet sobre o suposto smartphone Nokia de baixo custo com o sistema operacional Android. Por outro lado, muto também se fala que esse projeto teria sido abandonado, uma vez que os finlandeses foram recém adquiridos pela Microsoft. Pelo sim, pelo não, no meio de tantos rumores, temos um que vem de uma fonte muito quente: o @evelaks. E o que você vê acima seria a suposta interface Android modificada pela Nokia para o smartphone Nokia Normandy.

As imagens mostram aparentemente mostram telas dos aplicativos do Skype e do Viber em execução, e uma das três telas mostra a tela de bloqueio com as notificações do dispositivo. Não dá para dizer se essa é realmente a interface que estará disponível ao consumidor final (nem mesmo se o smartphone algum dia chegará a ver a luz do mercado), ou se essas imagens ficarão apenas no imaginário dos entusiastas de tecnologia. Só o tempo vai dizer.

De qualquer forma, a ideia aqui é a seguinte: se chegar ao mercado, o Nokia Normandy vai executar uma versão altamente customizada do Android, mais ou menos da mesma forma que a Amazon fez com os tablets Kindle Fire. O objetivo aqui é oferecer uma experiência de uso única e personalizada, mantendo assim a assinatura dos finlandeses nesse aspecto, em um dispositivo de baixo custo, mas oferecendo o leque de alternativas de aplicativos já existentes na Google Play Store. Ou não, pois como a Nokia está personalizando tudo, pode também criar uma loja própria de apps (tal como a Amazon já faz).

Como já era de se esperar, a Nokia não se pronuncia sobre o assunto. E nem vai se pronunciar. Até que o produto seja anunciado. Ou não.

Via @evleaks