Segundo o site SamMobile, um suposto tablet Samsung Galaxy Note 8.0 (nome de código Kona) pode ser apresentado pela fabricante sul-coreana na Mobile World Congress 2013, no final do mês de fevereiro, com o objetivo de competir diretamente no mercado com o iPad Mini.

O Galaxy Note 8.0 contaria com o sistema operacional Android 4.2 Jelly Bean, e chegará ao consumidor em duas versões, uma com suporte para redes 3G/Wi-Fi, e outra, apenas com as redes Wi-Fi. O futuro modelo seria a aposta mais recente da empresa para rivalizar especificamente com o iPad Mini, uma vez que o modelo da Samsung seria consideravelmente mais barato que o rival da Apple.

Vale lembrar que a Samsung já possui modelos com tamanhos de 7 polegadas para enfrentar modelos como Amazon Kindle Fire, como é o caso do próprio Nexus 7, da Google, ou tablets da linha Galaxy Tab, que já estão no mercado. Se o modelo realmente for uma realidade, mais uma vez estaremos vendo a Samsung reagir rapidamente para uma iminente ameaça de um de seus concorrentes, principalmente em um mercado de sucesso como é o dos tablets. Vale lembrar que esse novo Galaxy Note seria anunciado apenas três meses depois da chegada ao mundo do modelo menor do tablet da Apple.

A lista de especificações técnicas do suposto Samsung Galaxy Note 8.0:

  • tela de 8 polegadas TFT (1280 x 800) Super Clear LCD
  • dimensões: 211.3 x 136.3 x 7.95 mm
  • peso de 330 gramas
  • bateria de 4.600 mAh
  • câmera traseira de 5 megapixels
  • câmera dianteira de 1.3 megapixels
  • 2 GB de RAM
  • conexões: Bluetooth 4.0, USB 2.0, Wi-Fi 802.11 a/b/g/n, A-GPS
  • armazenamento interno de 16 ou 32 GB, além de slot para cartões microSD de até 32 GB

Apesar do formato do produto ser ainda algo desconhecido, é provável que o novo tablet da Samsung siga as mesmas linhas arredondadas e uma aparência semelhante aos demais modelos da família Galaxy. Outra característica desconhecida é o processador, que alguns apostam que já seria o Exynos 5 Octa apresentado durante a CES 2013, algo que particularmente considero difícil.

Obviamente (e como era de se esperar), a Samsung não confirma a existência de um novo tablet, mas a julgar pelo histórico de acertos da SamMobile, as chances de tudo o que foi relatado nesse post ser real são grandes. O anúncio do Galaxy Note 8.0 deve se antecipar à apresentação do próximo smartphone top de linha da Samsung, o Galaxy S IV, com anúncio esperado para o primeiro trimestre de 2013.