Enquanto algumas cidades aproveitam o feriado de hoje, o mundo da tecnologia não para, principalmente no fértil mundo dos rumores e especulações. Segundo matéria publicada no SlashGear, fontes ligadas à Samsung afirmam que a fabricante sul-coreana está preparando o lançamento do Galaxy S IV para o mês de fevereiro de 2013, ou seja, seguindo a janela aproximada de lançamentos do modelo mais poderoso dos smartphones da empresa.

A fonte vai além, revelando algumas de suas possíveis especificações técnicas (lembrando: estamos falando ainda de rumores, com nenhuma informação confirmada como oficial). O Galaxy S IV contaria com um chipset Exynos 5450, com um processador quad-core Cortex-A15 e uma câmera traseira de 13 megapixels. Se tudo isso for verdade, teremos mais uma vez um smartphone da Samsung com um hardware poderosíssimo.

Por partes: uma câmera de 13 megapixels não é algo que soe tão fora da realidade assim, mas ao mesmo tempo é algo que não imaginamos a Samsung adicionando tão cedo em seus dispositivos. Veja o caso do Galaxy Note II, que muito especulavam que já contaria com uma câmera de 13 megapixels, mas que no final das contas, se limitou a ficar com os 8 megapixels atuais, tudo porque a Sony não teve tempo suficiente para desenvolver um sensor específico para o modelo da Samsung, por causa dos compromissos já fechados com outros fabricantes.

Mesmo assim, ainda dá para ter esperanças de grandes novidades em um futuro Galaxy S IV. Até porque a Samsung sabe que o momento de ir para o “all in” no mercado mobile é agora. Se lançar de cabeça em um segmento que já é líder, aproveitando um momento onde a mesma é desafiada a ser “mais inovadora que a fabricante mais inovadora”, e lançando um produto que ela mesma pode chamar de “definitivo”, dependendo dos elementos que apresentar.

Outro rumor ligado à Samsung envolve a possibilidade de apresentar um smartphone com tela de 5 polegadas (1080p) na CES 2013, em janeiro. Alguns já afirmam que o Galaxy S IV já contará com uma tela de 5 polegadas, o que faz todo sentido, uma vez que a tela da linha Galaxy S só aumenta com o passar dos anos. Essa “pressa” toda da Samsung tem um motivo: HTC. A fabricante deve lançar em janeiro de 2013 o seu primeiro dispositivo com tela de 5 polegadas, com resolução 1080p.

Por enquanto, são apenas rumores. Vale a pena esperar por maiores informações que devem aparecer ao longo do mês de dezembro, e principalmente, o começo da CES 2013, em janeiro. Algumas fontes ainda afirmam que o Galaxy S IV pode ser oficialmente anunciado durante a Mobile World Congress, no final de fevereiro, mas imagino que para um lançamento desse porte, a Samsung vai optar por uma data exclusiva, para ser o centro das atenções. A única coisa que a Samsung afirma é que as informações sobre o lançamento do novo dispositivo para o segundo mês de 2013 “não são verdadeiras”. Mas é o que eles dizem.

Só o tempo vai dizer quem está certo.

Via SlashGear, GSM Arena