normandy

Temos informações quentes e até surpreendentes sobre o smartphone da foto acima, que foi visto pela primeira vez no mês passado na conta do @evleaks no Twitter. Na época, o nosso amigo já muito conhecido pelas antecipações de lançamentos de dispositivos de tecnologia revelou poucos detalhes sobre o citado dispositivo, mas informou que o mesmo recebe o nome provisório de Normandy, que não teria botões físicos e sim capacitivos, e que seria um modelo Asha para países em desenvolvimento.

Porém, Tom Warren do site The Verge, informa que o mesmo Normandy se trata de um dispositivo Android da Nokia, que chegaria ao mercado em 2014.

Isso mesmo que você leu, e eu vou repetir:  um smartphone da Nokia com sistema operacional Android.

Eu sei que muitos podem pensar que isso é simplesmente uma loucura, e que a Nokia jamais lançaria um dispositivo Android, ainda mais se levarmos em conta que a empresa praticamente já pertence a Microsoft. Mas as coisas não são tão simples quanto parecem. Segundo a fonte do The Verge, o smartphone incluiria uma versão muito personalizada do Android, similar ao que a Amazon faz hoje com os tablets Kindle. Desta forma, a Nokia teria um controle total e absoluto sobre o software no smartphone, que não chegaria nem perto de se parecer com o Android que conhecemos.

Para esse rumor se concretizar em um fato real, ainda restam muitas perguntas a serem respondidas, como a disponibilidade de uma loja de aplicativos da Nokia, ou se a Google Play Store estará disponível, ou até mesmo o tipo de publicidade que eles usarão para promover o dispositivo (será mencionado que o Normandy funciona com o sistema operacional Android?).

Na verdade, no ponto em que o rumor se encontra, não sabemos sequer se o smartphone realmente será lançado, ou se são apenas rumores de um projeto cancelado. Na prática, temos apenas o rumor. E mais nada.

Mas só o rumor já é um motivo para deixar muita gente animada.

Via The Verge