O iPhone 5 (se é que ele vai se chamar assim), que segundo rumores deve chegar ao mercado em outubro de 2012, pode contar com um dos dispositivos mais esperados pelos amantes da tecnologia. Um dos detalhes do iOS 6 apresentado na WWDC 2012 é o recurso do Passboook, que serve para escanear os vouchers de presente de diferentes lojas. Agora, o pessoal do site 9To5Mac descobriu que estão utilizando controles NFC nos protótipos do iPhones atuais, o que é um indício que a Apple ao menos estuda a possibilidade de adicionar o recurso na nova versão do smartphone.

Tal descoberta foi possível analisando o código do hardware. E adicionar o NFC no iPhone nesse momento faz todo o sentido. Exceto pelo fato do sistema funcionar mal (o que não deve acontecer, uma vez que nos smartphones concorrentes o recurso funciona muito bem), a empresa de Cupertino tem tudo para adicionar o recurso no novo smartphone.

Combinar o NFC com o Passbook com vouchers e cartões de crédito deve abrir para a Apple um novo segmento de mercado. Isso, sem levar em conta que o Google tem o seu serviço Wallet e a Microsoft já trabalha no seu próprio sistema de pagamentos. Se bem que a Apple não é conhecida por copiar aquilo que os seus adversários estão fazendo. Por outro lado, se no futuro a empresa deseja que as pessoas paguem produtos e serviços pelo iPhone, eles precisam começar a pensar nisso agora. E está bem claro que a Apple não quer ficar fora desse segmento de mercado.

De fato, faz algum tempo que se rumora o fato da Apple trabalhar em uma tecnologia que usava o NFC, e manteve como um segredo de estado a contratação da equipe relacionada a esse tema. Bom, o que nos resta é esperar mais alguns meses.

Via 9To5Mac