nexus-8-leak

O site DigiTimes levanta um rumor que pode ser muito importante para o segmento de tablets. Eles não só comentam sobre a existência do Google Nexus 8 (que teria vazado em uma imagem da Google no ano passado), que pode estrear no meio de 2014, mas que também esse tablet contará com um processador de 64 bits.

Segundo a fonte, o futuro tablet seguirá sendo fabricado pela ASUS, repetindo assim a experiência de uso e fabricação apresentado nas gerações anteriores do Nexus 7. Mas a mudança mais importante estaria no seu interior: no lugar do Tegra 3 (versão de 2012) ou o Snapdragon S4 Pro (versão de 2013), a ASUS optaria por um chip Intel Atom Bay Trail-T de 64 bits, com arquitetura x86, podendo este ser o primeiro grande SoC da Intel para o mercado mobile.

Apesar do DigiTimes não entrar em detalhes sobre qual SoC a ASUS vai utilizar, podemos ter uma ideia do que essa dupla pode fazer quando vemos dispositivos como o Lenovo ThinkPad 8, que utiliza um chip Intel Atom Z3770 Bay Trail. Se não for esse chip, será alguma evolução vindo desse modelo, e que provavelmente será apresentado oficialmente nos próximos meses.

A ASUS não só foi o fabricante das duas primeiras versões do Nexus 7, mas também é uma das fabricantes que apostam de forma mais explícita na oferta dos processadores Intel nos seus dispositivos. O FonePad ou o mais recente ZenFone são apenas dois dos vários exemplos de produtos existentes em seu portfólio. Logo, não é uma ideia descabida pensar em um futuro Nexus com chips Intel.

Os 64 bits já existem nos dispositivos mais recentes da Apple, e fatalmente eles estarão nas demais plataformas, incluindo os dispositivos com o sistema Android. Não só a Intel, mas NVIDIA e Qualcomm com certeza vão apostar nessa estratégia ao longo de 2014.

Via Pocket-Lint, DigiTimes