É a Nokia querendo se redimir do erro com o Windows Phone 7. Ou a parceria com a Microsoft dessa vez se consolidando. Seja como for, começam as especulações sobre aquilo que será apresentado durante a Nokia World, que acontece em setembro.

Segundo a Bloomberg, que normalmente é uma fonte de peso, os impacientes fãs da fabricante finlandesa podem ficar mais tranquilos, pois eles não serão os últimos a apresentarem produtos com a nova versão do sistema operacional móvel da Microsoft. Muito pelo contrário: podem ser os primeiros. Segundo a publicação, a Nokia deve mesmo apresentar os seus primeiros modelos de smartphones com Windows Phone 8 durante o seu evento mais importante do ano, com a sua disponibilidade prevista para os principais mercados a tempo de inundar as lojas no período do Natal.

Mas, atenção: isso não necessariamente quer dizer que temos uma boa notícia para o mercado brasileiro. Vale lembrar que, mesmo a Nokia sendo uma empresa muito atuante em nosso mercado, sempre há um “delay” para o lançamento de produtos em relação ao mercado internacional. Tudo bem que essa janela já foi bem menor (vide o N900, que chegou aqui um ano depois de seu lançamento lá fora), mas ela ainda existe, o que pode significar que os primeiros modelos Windows Phone 8 da Nokia não serão lançados aqui antes de 2013.

Por outro lado, não temos nada oficialmente confirmado. Como é de se esperar, a Nokia não fala nada sobre o assunto, com a clássica frase “nós não comentamos nada sobre rumores ou especulações”. A boa notícia é que falta exatamente um mês para o início da Nokia World, de modo que não vamos precisar esperar muito para que a diversão comece.

E volto a repetir: o mês de setembro será mais intenso do que você imagina. Com tantos lançamentos previstos, vai faltar espaço aqui para publicarmos tudo. Mas vamos nos esforçar. Afinal… estamos aqui para isso!

Via Bloomberg